125 anos de história

Biblioteca da Assembleia Legislativa de Minas Gerais fez aniversário em junho

A Biblioteca Deputado Camilo Prates, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), completou 125 anos em 22 de junho. Fundada em 1892, a instituição vivenciou diferentes momentos históricos e, ao longo do tempo, avançou na prestação de serviços e incorporou novas tecnologias para aperfeiçoar o atendimento a seus usuários, segundo matéria veiculada no portal da ALMG.

A primeira sede da biblioteca foi o prédio onde hoje funciona a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto – Arquivo/ALMG (Foto: Arquivo ALM/Reprodução Site)

Disposta em um ambiente revitalizado, a biblioteca da ALMG dispõe de um variado acervo nas áreas de Direito e Ciência Política, além de conteúdos relacionados às políticas públicas estaduais e ao processo legislativo. O espaço é aberto ao público externo e conta com local reservado para estudos. Também oferece aos usuários bancos de dados para consulta on-line do acervo, de documentos arquívisticos e de publicações digitais.

Origem

A biblioteca da ALMG foi criada a partir de uma resolução do então deputado Camilo Prates, que propôs instalá-la em um espaço anexo à Câmara dos Deputados, onde funciona hoje a Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto. Posteriormente, em 1897, ela foi transferida para Belo Horizonte, tendo sido instalada primeiramente na Avenida Afonso Pena e, em seguida, na Praça Afonso Arinos – na época, Praça da República.

Em 1959, um incêndio, provavelmente causado por um curto-circuito, destruiu grande parte do acervo bibliográfico e dos documentos ali contidos. O episódio fez com que ela fosse transferida para a Rua dos Tamoios – onde a ALMG também passou a funcionar – e, em 1972, para o Palácio da Inconfidência, onde se encontra até hoje.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*