A importância da biblioteca escolar

Givanilda Maria
Bibliotecária CRB-8/9619

Não podemos negar o quanto é importante uma biblioteca escolar viva. Faz toda a diferença na formação de uma criança. O acesso à biblioteca deve ser feito desde a pré-escola. Essa interação com os livros, as rodas de leituras, essa vivência ajuda no desenvolvimento dos pequenos.

E, claro, para desempenhar esse trabalho de acesso à informação, nada melhor que um bibliotecário, para ajudar a despertar o gosto pela leitura. E que toda escola, seja pública ou particular, tenha uma biblioteca e um profissional bibliotecário.

A biblioteca escolar deve sempre estar ligada ao grupo pedagógico da escola, o seu acervo deve ser montado com base na grade curricular, e com as indicações dos professores. O bibliotecário tem que se envolver com o corpo pedagógico, e sempre participar das reuniões pedagógicas, para sempre estar inteirado dos trabalhos que os professores estão desenvolvendo. Com essas informações em mãos, deverá pensar em como a biblioteca poderá ajudar na execução dos trabalhos.

Há cinco anos, no ano de 2010, o presidente sancionou a lei de estímulo à leitura no país, a Lei 12.224, a lei e obrigatoriedade de bibliotecas nas escolas, e de bibliotecários em todas as instituições de ensino no país, sendo públicas e privadas, e com, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado. Porém, por vários motivos, sabemos que ainda não alcançamos essa realidade, que falta muito a percorrer nesse sentido. Falta muito a se construir, para que todas as crianças tenham acesso a uma boa biblioteca. Devemos sempre ficar atentos no que está acontecendo na nossa área, no que diz sentido ao incentivo à leitura, divulgação na nossa profissão, e que os órgãos reguladores estão fazendo a respeito desse cenário. Hoje, com o uso das redes sociais, é possível nos comunicar com colegas de trabalho de todo mundo, trocarmos ideias sobre nosso trabalho no dia a dia, nos atualizarmos sobre assuntos pertinentes e que nos dão novas perspectivas de trabalho. Como bibliotecários, sabemos da importância da leitura, e que ela deve ser incentivada ainda na infância, para que seja um adulto pensante, com bagagem para se posicionar na sociedade. Vamos sempre fazer muito bem nosso trabalho, e fazendo a nossa parte acreditamos que um dia todas as crianças terão acesso a uma biblioteca escolar viva, com um profissional bibliotecário apaixonado pela profissão. “ (…) organizada para integrar-se com a sala de aula e no desenvolvimento do currículo escolar. Funciona como um centro de recursos educativos, integrado ao processo de ensino-aprendizagem, tendo como objetivo primordial desenvolver e fomentar a leitura e a informação.”

Fonte: Vértice Books

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*