Arquivo Público Mineiro é citado em artigo sobre redocumentarização do documento de valor histórico

O presente texto tem como objetivo apresentar a importância da “redocumentarização do documento de valor histórico”. Procura-se contribuir para o alcance da noção, principalmente no contexto atual, de Humanidades Digitais como um novo campo de atuação dos cientistas sociais. No sentido de exemplificar seu impacto, foi selecionada a experiência do Arquivo Público Mineiro e do Sistema Integrado de Acesso dessa instituição arquivística. A metodologia de levantamento de dados para a estruturação do estudo é a bibliográfica, com entrevistas semiestruturadas. No desenvolvimento da pesquisa, procuramos comprovar os impactos positivos, assim como negativos, da reformatação de acervos, no ofício do historiador. Tem ficado claro que um diálogo mais específico entre os profissionais das áreas focadas é o melhor caminho para amenizar os impactos considerados negativos. As proposições, ora apresentadas, estão embasadas em entrevistas realizadas com historiadores da Universidade Federal de Minas Gerais, as quais compõem a pesquisa de doutoramento. Seu objetivo é demonstrar de forma empírica os fatores que nos chamaram a atenção em relação ao processo de virtualização de acervos de arquivo permanente. Algo demonstrado, mais especificamente, pela importância atribuída pelos historiadores em se ter contato com os elementos e atributos físicos dos documentos, principalmente, nos perfis de pesquisa histórica que focam a materialidade dos objetos produzidos pela humanidade.

Para baixar, acesse: https://goo.gl/x34xE1

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*