Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia 50 anos da livraria Leitura

Empresa mineira é uma das três maiores redes de livrarias do País, com 66 lojas em 19 estados.

Fachada da livraria Leitura (Foto: Reprodução/Divulgação)

Os 50 anos da livraria Leitura serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em Reunião Especial que acontecerá na quinta-feira (29/6/17), às 20 horas, no Plenário. O requerimento para a homenagem é do deputado Lafayette de Andrada (PSD).

O parlamentar enfatizou que a Leitura é uma empresa que valoriza a cultura e dissemina o conhecimento. “No decorrer desses cinquenta anos, ela tem se mostrado uma empresa inovadora, que nasceu em Minas Gerais e é motivo de orgulho para os mineiros”, acrescentou.

A livraria foi fundada em 17 de junho de 1967, pelos jovens Emídio Teles de Carvalho Filho e seu primo Lúcio França Teles, aos 16 anos de idade. A livraria-sebo teve seu início na Galeria Ouvidor, com o nome de LE, iniciais dos fundadores.

Um ano depois, Lúcio teve que deixar o País e vendeu sua parte para Emídio. Em 1972, com o novo sócio, José Orlando Pinto da Cunha, a livraria já publicava livros de sucesso. Três anos depois, separaram a área editorial e criaram a Editora LÊ, que chegou a ser uma das maiores editoras do País, publicando milhões de exemplares.

A livraria ficou com os irmãos Teles e passou a ser denominada Livraria Leitura, por sugestão de Emídio, que passou o comando da empresa para seu irmão, Gervásio Teles. De 1993 em diante, a Leitura não parou de crescer e é hoje uma das três maiores redes de livrarias do País, com 66 lojas em 19 estados.

Em 1998, apareceu a primeira megastore de Minas Gerais, a Leitura do BH Shopping, com mais de mil metros quadrados. Em 2000, foi inaugurada a primeira loja fora de Minas, em Brasília.

Fonte: ALMG

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*