Associação Americana de Bibliotecas Remove Nome de Melvil Dewey de Prêmio

(Crédito: Divulgação)

O Bibliotecário norte-americano Melvil Dewey (1851-1931) é geralmente considerado como o “pai” das Bibliotecas modernas pela invenção do sistema de classificação de livros e documentação, conhecido como Sistema Decimal de Dewey, usado em quase todas as Bibliotecas nos países de língua inglesa. Ele também foi diretor da Biblioteca de Nova Iorque, entre 1889 e 1906, sendo um dos fundadores da American Library Association (ALA, Associação de Bibliotecas Americanas em portugês).

A direção da Associação votou a renomeação da Medalha Melvil Dewey, atribuída anualmente a quem tenha um trabalho inovador nesta área, pois Dewey não permitia que judeus e afro-americanos frequentassem um clube de lazer por ele fundado. Também é sabido que ele “fez diversos avanços inapropriados em mulheres com quem trabalhava “, segundo o comunicado da ALA,  concluindo: “O comportamento demonstrado por Dewey ao longo dos anos não representa os valores fundamentais da ALA quanto à equidade, diversidade e inclusão”.

As críticas ao comportamento dele não são de hoje. Em 1904, uma petição pública pedia o afastamento da direção da Biblioteca de Nova Iorque, devido ao seu antissemitismo. Na mesma altura, foi afastado da ALA, depois de quatro mulheres, que foram suas funcionárias, o terem acusado de assédio sexual. Em 1930, teve de pagar dois mil dólares num acordo extrajudicial a uma das secretárias que o tinha processado.

A Associação ainda não decidiu qual será a nova denominação da Medalha Dewey. A decisão de retirar o nome dele acontece depois de ALA também ter decidido retirar o nome Laura Ingalls do prêmio para literatura infantil, dizendo que o legado da autora da obra “Uma Casa na Pradaria” é complexo, sobretudo no que toca ao retrato estereotipado que ela faz dos afro-americanos e dos americanos nativos.

Fonte: Diário de Notícias de Portugal

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*