Auxiliares de biblioteca se reúnem com o CRB-6

Profissionais questionaram projeto de lei da Prefeitura de BH

No dia 11 de dezembro, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), reuniu-se com auxiliares de bibliotecas das escolas da rede municipal de educação de Belo Horizonte. Na pauta o projeto de lei que confere autonomia às Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis), transformando-as em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Auxiliares após compromisso firmado pelo Conselho (Foto: CRB-6)

A conversa foi motivada pelo artigo 21, que determina a transformação dos 1.150 cargos de auxiliar de secretaria escolar e dos 600 postos de auxiliar de biblioteca escolar em 1.750 assistentes administrativos educacionais. Segundo o projeto, o novo profissional “terá como atribuição geral a execução de atividades relacionadas às rotinas administrativas e à organização das Secretarias e das Bibliotecas Escolares e demais espaços da Rede Municipal de Educação, realizando atendimento às comunidades escolar e local, além do desempenho das atribuições específicas do cargo, definidas em decreto.”

Para os auxiliares, essa decisão constitui um retrocesso. O receio é que, com a aprovação do projeto, eles também passarão a executar serviços de secretaria e terão menos tempo para dedicar-se às bibliotecas.

O CRB-6 ouviu todos os questionamentos e se comprometeu a encaminhá-los à Secretaria Municipal de Educação. O objetivo será o de destacar a importância do auxiliar de bibliotecas em todos os turnos, para apoiar o desenvolvimento de projetos educacionais. Assim que houver um posicionamento oficial da Prefeitura, divulgaremos em nosso boletim e redes sociais. Aguardem.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*