‘Biblioteca de Rua’ chama a atenção dos moradores em Ituiutaba

Ação promove a prática da leitura; livros são doados por moradores. Seis pontos de leitura estão espalhados pela cidade

Ação promove a prática da leitura entre os moradores de Ituiutaba  (Foto: Reprodução/TV Integração)

Ação promove a prática da leitura entre os moradores de Ituiutaba (Foto: Reprodução/TV Integração)

Um grupo de voluntários de Ituiutaba criou o projeto “Biblioteca de Rua”. O objetivo é facilitar o acesso dos moradores à leitura. A ação começou há oito meses. No início era apenas um estande, que tinha cerca de 400 livros. Atualmente, são seis pontos de leitura na cidade e mais de três mil exemplares distribuídos.

“A Biblioteca de Rua é coletiva, livre, gratuita e sobrevive de doações”, explicou a idealizadora do projeto Helenice Pereira de Queiroz.

As prateleiras estão espalhadas em pontos da cidade, incluindo locais públicos, como praças e calçadas. Basta pegar, ler e devolver quando puder. “Os livros ficam 24 horas abertos. Não há cadastros, não há taxa, não há ninguém vigiando. É uma biblioteca livre e independente”, informou Helenice Pereira.

Os livros são doados por moradores, muitos anônimos. Os estandes são custeados por empresários. No muro de uma escola centenária, a Biblioteca de Rua faz uma homenagem para a primeira professora da escola: Alzira Alves Vilela Tavares. “A gente quer transformar Ituiutaba em uma cidade mais solidária e mais leitora”, disse Helenice.

Os interessados em realizar a doação de livros devem procurar a sede do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ituiutaba, localizada na Rua Dezoito, nº 1193, no Centro.

Fonte: G1 | Marcelo Honorato

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink.