Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória retoma atendimento em Vitória

A biblioteca localizada no Centro Histórico de Vitória (ES), reabriu ao público em junho do ano passado e desde então vem realizando diversas atividades culturais e artísticas, em especial de promoção à leitura e ações inclusivas.

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

A biblioteca integra o Centro Cultural Sesc Glória, o maior aparelho cultural no estado do Espirito Santo, o prédio abriga um suntuoso teatro principal, além de espaços expositivos, salas de cinema, laboratórios de audiovisual, arena acusmática, Sala da Palavra, teatro multiconfigurancional e a biblioteca.

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Localizada no quarto pavimento, a biblioteca divide espaço com um Banco de textos de teatro, um espaço expositivo e a Sala da Palavra, – espaço que abriga as atividades desenvolvidas pela linguagem de literatura. Um cenário ideal ao considerarmos a biblioteca além de um espaço de acesso à informação, mas como um instrumento de interações que reuni todas as linguagens culturais por meio de seu acervo e das atividades transversais que propõe.

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Com um acervo de mais de 7 mil livros voltados para as linguagens de artes visuais, artes cênicas, cinema, literatura e música, a biblioteca representa um espaço privilegiado tanto para a pesquisa e estudo utilizando de um acervo especifico de cultura, quanto para troca de saberes por meio de discussões, grupos de leitura e encontros literários. Este é o grande propósito da biblioteca, representar um espaço de socialização e interações que vão além do livro aberto em seu silêncio.

Alguns projetos previstos para 2017

Curumim

O projeto busca despertar nos pequenos o gosto pela leitura, as ações de contação de estórias em 2016 aconteceram em espaços do Centro Cultural Sesc Glória, Unidades escolares e espaços alternativos pensando na formação de novos leitores dentro e fora da biblioteca. Em seis meses foram mais de mil e quinhentas crianças participando de diversas apresentações.

Tabuleiro de ideias

Tabuleiro de ideias foi uma agradável surpresa, a oficina de xadrez reuniu pessoas de todas as idades para aprender e disputar partidas no tabuleiro, os encontros aconteceram aos sábado dentro da biblioteca. Os encontros mostraram que leitura, concentração e lazer também cabem na biblioteca.

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

Diálogos transversais

Espaço para reflexões e artes dentro da biblioteca, em sua primeira edição recebemos uma performance do artística e literária seguida de um debate sobre o negro na produção artística brasileira, a biblioteca ficou cheia e a discussões sobre o tema descortina a necessidade de problematizarmos sobre as relações sociais e nos questionarmos sobre o papel da biblioteca neste contexto.

Novos Sentidos

Foram quatro dias de oficina, ou melhor, de troca de experiências com pessoas cegas ou com baixa visão para pensarmos ações praticas de inclusão pela leitura e pelo acesso á informação. Tivemos interações com textos impressos em braille, utilização de tecnologias que facilitam a leitura de textos impressos e digitais, uso de scanners digitalizadores e de aplicativos para navegação na internet.

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto:  SESC/ES)

Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória (Foto: SESC/ES)

A biblioteca, possui em seu acervo mais de seis mil livros impressos em tinta e, através de parcerias com instituições como o Instituto Benjamin Constant e a Fundação Dorina Nowill vem recebendo também livros impressos em braille e áudio-livros, a biblioteca conta ainda scanners de uso exclusivo para pessoas cegas ou com baixa visão, o que demonstra atenção e reconhecimento das múltiplas formas de leitura e da diversidade de público atendida pela biblioteca e pelo Centro Cultural Sesc Glória como um todo.

Serviço
Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória
Bibliotecário responsável: David Rocha (CRB-6/ES 713)
Atendimento de terça-feira a sábado., das 10h às 19h.
Telefone: (27) 3232-4781
E-mail: biblioteca.cultura@es.sesc.com.br

Fonte: Biblioteca do Centro Cultural Sesc Glória

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*