Biblioteca do INPE é reconhecida pelo pioneirismo no processo de automação

Conheça o Sistema de Informação e Documentação do INPE

A biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE foi criada em 1965 com a missão de fornecer informação especializada para a comunidade técnico-científica do Instituto. Ao longo dos 47 anos de sua história, a biblioteca vem ampliando e otimizando o acesso à informação especializada.

O Serviço de Informação e Documentação – SID do INPE, conta com uma equipe multidisciplinar formada por onze servidores, sendo que 06 são profissionais de biblioteconomia, os demais colaboradores são terceirizados ou estagiários, das mais diversas áreas de conhecimento. A biblioteca dispõe de inúmeros serviços para a facilidade e acesso à informação para o usuário, assim como a realização de aproximadamente 1.500 empréstimos por mês.

A biblioteca do INPE possui aproximadamente 1.700 usuários cadastrados. Para realizar um empréstimo o usuário deve ser aluno – mestrado, doutorado ou pós-doutorado -, servidor – ativo e/ou aposentado-, bolsista, estagiário, prestador de serviço, pesquisador visitante, instituição externa conveniada e usuário de instituições externas conveniadas.

Além do acervo do Instituto que possui um total acumulado de 81.103 obras (livros e outros tipos de materiais) e 151.816 fascículos referentes a 1.280 títulos de periódicos registrados, os usuários também podem efetuar empréstimo de outras bibliotecas por meio do empréstimo entre bibliotecas-EBB.

Biblioteca INPE

Está disponível para empréstimo todo o material do acervo: livros, atlas, mapas, imagens, CDs, DVDs, fitas, microfichas obras de referência, normas técnicas, folhetos, publicações internas, e também acesso interno aos e-books, que possuem como especialidade as áreas de atuação do Instituto: Ciências Espaciais e Atmosféricas, Meteorologia, Engenharia e Tecnologias Espaciais, Geofísica Espacial, Sensoriamento Remoto, Ciência do Sistema Terrestre, Computação e Matemática Aplicada.

Gerenciando com o SophiA Biblioteca

A bibliotecária chefe do SID, Silvia Marcelino, nos conta que a biblioteca é automatizada desde o final da década de 1970.

”A biblioteca do INPE sempre foi reconhecida pela importância do seu acervo e pelo pioneirismo no processo de automação”. – comenta.

No início os sistemas utilizados para o gerenciamento da biblioteca eram desenvolvidos no próprio Instituto, porém, com o avanço da biblioteca e consequentemente o aumento de acessos, dos empréstimos e de usuários, notava-se que esses sistemas já não atendiam e que o volume do material bibliográfico perdido estava crescendo.
A subchefe do SID, Simone Del Ducca, diz que foram necessárias inúmeras reuniões para identificar procedimentos que fossem cabíveis para que o extravio de materiais fosse solucionado.

“Em 2001 foi designado um grupo de trabalho com o propósito de analisar as atividades da biblioteca, identificar rotinas e procedimentos que apresentassem soluções quanto ao extravio de material bibliográfico. Em constantes reuniões e discussões decidiu-se pela aquisição de um novo sistema de gerenciamento”, – conta.

A partir de então, cogitou-se a hipótese da instalação do SophiA Biblioteca, que em 2003 foi implantado no SID e nas bibliotecas das unidades regionais Cachoeira Paulista-SP (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC e Laboratório de Combustão e Propulsão – LCP), Natal-RN (Centro Regional do Nordeste – CRN), Belém-PA (Centro Regional da Amazônia – CRA), Santa Maria-RS (Centro Regional Sul – CRS).

Silvia, acrescenta que com o SophiA, o SID passou a oferecer serviços de melhor qualidade aos usuários, aperfeiçoando os serviços oferecidos, favorecendo um processo de flexibilidade do uso da informação, gerando maior segurança, agilidade e confiabilidade na recuperação da informação e no controle da circulação do material bibliográfico. Ela ainda ressalta a qualidade no atendimento da Prima, que sempre foi muito atenciosa quanto às dúvidas e solicitações realizadas pelo INPE. “A equipe de suporte da Prima sempre nos atende prontamente”, ressalta.

Equipe

Conheça os projetos do SID

Em 1984 a biblioteca do INPE organizou o primeiro Seminário sobre Automação de Bibliotecas e Centro de Documentação (SEAB), com o objetivo principal de promover a troca de informações e experiências entre profissionais na área de Ciência da Informação. Outros eventos foram realizados em 1986, 1989, 1990, 1994 e 1997. O impacto das tecnologias da informação sempre esteve presente nos temas dos SEABs e marcou a história dos eventos nessa área.

A atividade da Memória Técnico-Científica do SID possui como diferencial um serviço qualificado para auxiliar na normatização dos trabalhos dos alunos e pesquisadores, para tirar dúvidas e sugerir adaptações necessárias à adequação das normas editoriais. Em 2012, o SID disponibilizou um tutorial eletrônico de “Orientação para Publicação Digital no INPE”, obrigatório para os alunos de mestrado e doutorado inscritos nos cursos da pós-graduação, em substituição aos seminários presenciais oferecidos desde 2006.

No ano de 2013, o INPE sediará o programa de treinamento da Universidade Internacional do Espaço (ISU, na sigla em inglês), considerado mundialmente com um dos mais importantes e abrangentes treinamentos  com abordagem em tecnologia e exploração espacial. A biblioteca do INPE, durante o evento, disponibilizará parte de seu espaço para a biblioteca da ISU, bem como deverá atender usuários de diversos países que participarão do programa Space Studies Program (SSP13).

Saiba mais em: www.inpe.br/biblioteca

Mais informações

Emília T. Santos
Sabrina S. Machado
Telefone: (012) 2136-7200
E-mail: imprensa@prima.com.br
Site: www.prima.com.br

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*