Biblioteca do Senado completa 190 anos com mais de 500 mil obras disponíveis

Biblioteca do Senado completa 190 anos com mais de 500 mil obras disponíveis

Senado Federal (Foto: Ana Volpe/Agência Senado)

Senado Federal (Foto: Ana Volpe/Agência Senado)

O ano de 2016 marcou o aniversário de 190 anos do Senado Federal. Junto com ele, a biblioteca da Casa também comemora os quase dois séculos de existência, e é uma das mais antigas do Brasil. Ela foi criada por iniciativa do Barão de Cairu em 18 de maio de 1826, com o nome de Livraria do Senado. A ideia era dar um suporte bibliográfico para os senadores.

Desde a criação, a biblioteca já passou por alguns edifícios antes de ser transferida para Brasília em 1961, onde permanece no Palácio do Congresso. Em 1979, passou a se chamar Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, em homenagem ao ex-senador de mesmo nome.

O acervo conta com livros, jornais e recortes, revistas, obras raras e produções dos funcionários do Senado. São mais de 500 mil volumes disponíveis, e aproximadamente 12 mil obras raras. Grande parte pode ser acessada virtualmente. Acompanhe a reportagem de Hebert Madeira, da Rádio Senado.

>> Saiba mais

Fonte: Senado Federal

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*