BIBLIOTECA ESCOLAR: Ações promovidas pela biblioteca do SENAI de Pedro Leopoldo em 2014

A biblioteca do SENAI de Pedro Leopoldo (MG) atende cerca de 1000 usuários, em três turnos, com uma gestão informatizada desde 2010. “A biblioteca se esforça a cada ano para se envolver nas atividades pedagógicas da escola. Os obstáculos existem, mas a satisfação em ver os usuários aprendendo de verdade e se tornando pessoas cada vez melhores é o que nos motiva”, afirma Simone Mara de Jesus (CRB-6/2901), bibliotecária responsável pelo local.

Premiação mensal

Todo ano, a biblioteca premia os usuários que mais fazem empréstimos no mês com livro(s) a sua escolha, no valor aproximado de R$ 70,00. O usuário ganhador do mês tem uma semana após a divulgação para informar o título e o autor. A compra e entrega do prêmio acontecem até o final do mesmo mês e o usuário é premiado somente uma vez por ano.

NOTA 1.1

Concurso de redação

Com o objetivo de envolver os alunos com a biblioteca e despertar o gosto pela escrita, foi realizado em maio deste ano o III Concurso de Redação. “Com o tema Relacionamento interpessoal, todas as redações tiveram belas mensagens de como conviver em harmonia. Todas mereciam ser premiadas”, conta Simone.

Ginástica laboral

Em agosto, o instrutor do curso técnico Segurança do Trabalho do SENAI ensinou aos seus alunos do 3º módulo as técnicas e a importância da ginástica laboral para que eles possam aplicá-las quando estiverem atuando como técnicos em Segurança do Trabalho nas empresas. A biblioteca foi um laboratório de observação. Os alunos fizeram vários relatórios sobre a rotina de trabalho neste setor, entrevistaram a bibliotecária Simone e ensinaram alguns alongamentos importantes para o bem estar no trabalho.

Semana do Livro e da Biblioteca

Nessa Semana, comemorada no final de outubro, a biblioteca ficou imensamente feliz pela participação, interesse e entusiasmo de todos pelo evento. Simone conta que “os escritores mineiros Ledi Moreira, Laura Conrado e Paulo Honório encantaram a todos com a simpatia e interesse em transmitir um pouco de sua experiência e, como retorno, venderam vários exemplares”.

A exposição da artista Maria José Millard, Um olhar sobre Drummond, despertou o interesse de quem viu e mostrou que o SENAI é um espaço para arte e cultura. Inspirada na vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, a exposição surgiu da vontade de homenagear o mais ilustre cidadão de Itabira (MG). O interesse de Millard em pintar as telas sobre Drummond veio pelo gosto por poesia. As telas fazem alusões aos poemas e transmitem, através dos desenhos, a emoção das palavras.

NOTA 1.2

Bibliotecas escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*