BIBLIOTECA ESCOLAR: Boas práticas na Escola SESI Hamleto Magnavacca

A biblioteca, nos tempos atuais, já não é mais a mesma. Trocou o seu obrigatório “silêncio” por um espaço onde as pessoas discutem ideias, trocam opiniões, conversam, se instruem, leem livros, jornais e revistas e acessam a internet. Ou seja, tornou-se em um instrumento de socialização da cultura, do lazer e da informação. Sendo assim, a biblioteca da Escola SESI Hamleto Magnavacca não se limita ao seu espaço físico. Ela amplia sua função, indo ao encontro do usuário. Confira abaixo algumas das várias atividades culturais que o espaço promove:

Bibliotur – Conhecendo a biblioteca da sua escola: Essa atividade é realizada no começo do ano letivo. Tem por objetivo divulgar a biblioteca, orientar seus usuários, disseminar o acervo e os serviços prestados e incentivar o gosto pela leitura. Isso é feito através de diferentes dinâmicas tornando o momento mais divertido e interessante para o aluno.

Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril): Nesta data, temos atividades como contação de histórias, teatro e várias brincadeiras e concursos relacionados a algum tema importante. Toda a escola participa, desde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Dia do Folclore: O objetivo deste trabalho é levar as crianças a conhecerem um pouco do folclore brasileiro, visando desenvolver a imaginação e a agilidade mental e corporal dos alunos, bem como o interesse pela leitura. Há também a preocupação em mostrar às crianças a importância dessas manifestações populares, as quais fazem parte de uma tradição que preserva a memória dos nossos antepassados.

NOTA 1

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: Nesta semana realizamos todo tipo de atividade, tornando-a uma miscelânea cultural. Baseado em algum tema ao autor, todos da escola participam: alunos, professores, e funcionários. Teatros criados e encenados pelos alunos, exposições de trabalhos de várias disciplinas, sarau de poesias, contações de histórias, bate-papo com autores e lançamento de livros escritos pelos alunos são algumas das atividades realizadas nessa semana.

Festival de Talentos: Este festival, instituído desde 2009, tem por objetivo estimular e prestigiar os alunos, valorizando-os naquilo que sabem fazer de melhor, seja no canto, na dança ou na interpretação.

Dona Leiturina: Esta é uma personagem criada pela bibliotecária Rejane Nascimento (CRB-6/1818). Em suas experiências e andanças por outras bibliotecas, percebeu o quanto as crianças gostavam de ouvir histórias, sendo ela mesma contadora de algumas. Daí veio a ideia de criar uma personagem que levasse até a criança um momento lúdico, de encantamento e interesse pelo livro. Foi então que apareceu a Dona Leiturina, uma bibliotecária que adora o que faz. Para onde vai, carrega sua mala e nela, leva o mundo das aventuras literárias. Dona Leiturina ficou tão famosa que até uma poesia ganhou:

A MALA DE LEITURA

MINHA MALA DE LEITURA
É UMA GRANDE AVENTURA.
TEM HISTÓRIAS DIVERTIDAS,
DO PASSADO E DO PRESENTE,
DE BICHO E DE GENTE!

ESTA MALA É UMA VIAGEM,
QUE NÃO PRECISA DE BAGAGEM,
A PASSAGEM?
SUA ALEGRIA E BOM HUMOR,
UM TANTINHO DE CORAGEM,
MUITA CURIOSIDADE,
PARA DESCER ONDE FOR

Ornélia Goeching (2002)

 Todas essas atividades acontecem porque são realizadas em conjunto com os professores, coordenação pedagógica e gerência, uma parceria que alinha cultura e educação. Sendo assim, a Escola SESI Hamleto Magnavacca é um espaço de transformação do cidadão em seu aspecto sociocultural, e a biblioteca, através dessas atividades, desempenha um papel fundamental nessa interação.

NOTA 1.1

Escola SESI Hamleto Magnavacca

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), desde o dia 02 de outubro, está divulgando no Boletim Eletrônico, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*