BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça alguns dos projetos da biblioteca do Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga  

A biblioteca escolar dessa semana é a José Amilar da Silveira, do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), em Ipatinga (MG). O espaço é coordenado por Paulo Vítor Oliveira (CRB-6/2551), bacharel em biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG). O espaço do CSFX tem por finalidade prestar serviços de informação e documentação à comunidade interna e externa do Colégio, além de promover alguns projetos de incentivo à leitura. Confira:

Sarau Literário

O Sarau Literário proporciona momentos de prazer e alegria aos alunos e à toda comunidade do CSFX, por meio da leitura de contos, causos, crônicas e lendas folclóricas. Música, dança e teatro são algumas manifestações artísticas que a atividade procura estimular na comunidade escolar, atraindo-os para a biblioteca. Outra intenção do Sarau é aprimorar a capacidade linguística e a produção de textos, valorizando e fortalecendo a relação interpessoal e o respeito.

NOTA 1.1 (Small)

Feira de Troca de Livros

A Biblioteca José Amilar da Silveira se empenha em realizar uma programação diferenciada para atrair seu público. Nesse sentido, foi criada a 1ª Feira de Troca de Livros, cuja ideia é criar uma oportunidade para que os usuários possam reciclar/ampliar o seu repertório de leitura, sem nenhum custo, trocando algum título que já tenha lido, por outro de seu interesse.

 Bookcrossing CSFX

O BookCrossing é uma atividade de leitura que está sendo realizada pelo Colégio São Francisco Xavier em Ipatinga, Minas Gerais. É um movimento global no qual a ideia é deixar livros em locais públicos para que eles possam ser encontrados pelo público leitor.

O BookCrossing visa a democratização e o acesso à leitura, em um mundo tão cheio de informação e tão pouca difusão livre. Oferecer um livro guardado no armário é uma socialização de conhecimento e, além disso, contribui para o desenvolvimento do país. Quanto mais cultura, mais desenvolvimento civil, acadêmico e político do Brasil.

NOTA 1.2 (Small)

 

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), desde o dia 02 de outubro, está divulgando no Boletim Eletrônico, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.

Confira aqui  a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply