Biblioteca Jesuíta reúne acervo diverso em quase 100 anos de atividades

Obras passaram por Nova Friburgo, São Paulo e Rio antes de serem transferidas para Belo Horizonte

Inaugurada em Nova Friburgo (RJ), em 1923, pelo Pe. Leonel Franca – fundador da Universidade Católica do Rio de Janeiro –, a Biblioteca Padre Vaz, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), foi transferida para São Paulo, em 1965. O acervo retornou – ampliado por meio de aquisições e doações particulares – ao Rio de Janeiro, dez anos depois, até que, em 1981, foi levado para Belo Horizonte, onde permanece até hoje.

A Biblioteca Padre Vaz se encontra atualmente em Belo Horizonte (Foto: Pe. Valdir Marques)

Ao todo, mais de 256 mil exemplares – 106 mil livros, 563 peças audiovisuais, cerca de 700 teses e dissertações e quase 150 mil periódicos – estão disponíveis aos frequentadores. A biblioteca utiliza o sistema Winisis, da Unesco, e os Infoisis (Sipedi, Infoemp, Siaquis e Infoper) na catalogação do acervo. A equipe responsável pela manutenção do espaço é constituída por oito funcionários – duas bibliotecárias, quatro auxiliares e duas encarregadas de serviços gerais – e por três estagiários que estudam Biblioteconomia na UFMG.

Biblioteca possui aproximadamente 256 mil exemplares, entre livros, peças audiovisuais, teses, dissertações e periódicos (Foto: Leonardo Sancho)

De acordo com a bibliotecária responsável, Vanda Lúcia Abreu Bettio (CRB-6/1685), a biblioteca promove diversas exposições ao longo do ano, com destaque para as de obras raras, bíblias e as temáticas. “Anualmente, também participamos da Campanha de Responsabilidade Social, promovida pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia em solidariedade à Casa de Apoio às Pessoas com Câncer (CAPEC), e do Outubro Rosa, de conscientização sobre os riscos do câncer de mama”, conta.

A bibliotecária Vanda Lúcia é uma das profissionais da equipe (Foto: Leonardo Sancho)

A coordenação também é responsável por ministrar treinamentos e acompanhamento individual de capacitação para as bases do portal de periódicos Capes.  A capacitação é oferecida no início do ano letivo a alunos recém-chegados – em fevereiro, para estudantes de graduação de Filosofia e Teologia; em março, para mestrandos e doutorandos.

A Jornada de Integração é um dos eventos que a Faje promove sempre no início dos anos letivos (Foto: Marcelo Oliveira Santos)

Atividades como essa, de acordo com Vanda, contribuem para integrar os estudantes, que são oriundos de diversos estados brasileiros e países de vários continentes. “Também é possível capacitá-los para acessar bases de dados disponibilizadas para as melhores universidades do Brasil, o que lhes poupa tempo e os deixa nas mesmas condições de seus pares que estudam em outros países”, afirma.

Atualmente, a FAJE trabalha na preparação do X Colóquio Vaziano, marcado para maio, cuja programação prevê uma visita dos participantes ao Memorial do Padre Vaz, abrigado no espaço da biblioteca.

Serviço
Biblioteca Padre Vaz | Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
Bibliotecária: Vanda Lúcia Abreu Bettio (CRB-6/1685)
Endereço: Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro Planalto – CEP: 31720-300 – Belo Horizonte/MG
Telefone: (31) 3194-2400
Site: http://www.faculdadejesuita.edu.br/

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado o trabalho realizado por diversas bibliotecas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas que já foram destaque nas redes do Conselho.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*