Biblioteca municipal de Vitória abre inscrições para curso de contação de histórias

Lenice Gomes será a responsável pela ministração do curso (Foto: SEMC)

Lenice Gomes será a responsável pela ministração do curso (Foto: SEMC)

Preservar e transmitir através da oralidade, normalmente de forma lúdica, vivências e experiências. Essa é a premissa da contação de histórias. Com o objetivo de capacitar e aprimorar conhecimentos de pessoas que já praticam a arte de contar histórias em espaços diversos, será realizado o Curso de Contação de Histórias : “A Poética e o Lúdico da Arte de Contar Histórias”.

O curso acontece nos dias 18 e 19, das 8h30 às 17h30, e no dia 20 de julho, das 8h às 12h. A formação é uma das atividades do Viagem pela Literatura, projeto da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, e será ministrado por Lenice Gomes, com o patrocínio da Paulus Editora.

As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir desta terça-feira, dia 04 de julho, na Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, Rua Muniz Freire, 23 – Cidade Alta, Centro de Vitória, das 12h30 às 18h30. Outras informações através dos telefones 33816926/ 33816925.

Currículo

Natural de Jupi, agreste pernambucano, mora na histórica cidade de Olinda. Professora de História e especialista em literatura infantojuvenil, pesquisa a cultura popular. Fundou a Cia Palavras Andarilhas e coordena o projeto Noite de Histórias, na cidade de Recife.

Desde 1993, viaja pelo Brasil e alguns países do mundo participando de bienais, realizando palestras, cursos e oficinas sobre literatura e oralidade. Em sua obra, destacam-se as advinhas, os trava-línguas e os elementos linguísticos da cultura popular. Colaboradora regular da Escola de Narração Itinerante e da Fábrica das Histórias Associação Cultural, sediadas na cidade do Porto, em Portugal.

Publicou mais de 40 títulos para infância, vários selecionados para programas de governo e catálogos internacionais. Seus livros: O tempo perguntou pro tempo e Quando eu digo digo digo, editado pelas Paulinas, no ano de 2003, integraram o Acervo Básico da FNLIJ, em 2004; Mãe D ́água-Uma lenda do mar(DCL,2205) Conquistou o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ 2006, na categoria Reconto.

O livro Brincando Advinhas (Paulinas, 2003) foi menção honrosa do prêmio Jabuti 2004.Histórias de quem conta histórias (Cortez 2011)obteve a maior distribuição feita pelo Programa Nacional de Biblioteca (PNBE2012) e integrou o catálogo de Bolonha-2015 e 2016.

O piolho, a princesa e o trovador (IMEPH) e Amores em África (Paulinas) são seus últimos lançamentos no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Vitória

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*