Projeto estimula responsabilidade social
A Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa, localizada na cidade de Araxá (MG), participa da Olimpíada Solidária de Leitura, que incentiva o hábito de ler e estudar em 15 países simultaneamente. O projeto, uma iniciativa da ONG ACTEC, da Bélgica, e das espanholas Coopera e Cooperacion Internacional (CI), é voltado para o público jovem e estimula a reflexão sobre valores como solidariedade e responsabilidade social. Coordenada no Brasil pelo Instituto Ekloos, a Olimpíada mobilizou cerca de 10 mil pessoas em oito estados brasileiros durante o mês passado.
A coordenadora da biblioteca, Maria José Chadú, acredita que a adesão ao projeto contribui para a transformação da sociedade. Os participantes receberam um papel moeda que a cada hora de leitura e/ou pesquisa se convertia em R$ 1,00. Ao final das atividades, os recursos arrecadados foram enviados ao Instituto Ekloos para ajudar na construção da Biblioteca Comunitária do Morro de Santo Amaro, no Rio de Janeiro.
O leitor também era convidado a elaborar um conto sobre a cidade do Rio de Janeiro, com até sete mil caracteres. A biblioteca com o maior número de contos será premiada com acesso ilimitado à Biblioteca Digital Árvore de Livros e os 10 melhores textos serão reunidos em um livro – as bibliotecas participantes e os vencedores receberão um exemplar. O e-book com os contos será disponibilizado na Biblioteca Digital e poderá ser baixado no site www.ekloos.org.