Biblioteca Pública de Araxá participa da Olimpíada Solidária de Leitura

Projeto estimula responsabilidade social

A Biblioteca Pública Municipal Viriato Correa, localizada na cidade de Araxá (MG), participa da Olimpíada Solidária de Leitura, que incentiva o hábito de ler e estudar em 15 países simultaneamente. O projeto, uma iniciativa da ONG ACTEC, da Bélgica, e das espanholas Coopera e Cooperacion Internacional (CI), é voltado para o público jovem e estimula a reflexão sobre valores como solidariedade e responsabilidade social. Coordenada no Brasil pelo Instituto Ekloos, a Olimpíada mobilizou cerca de 10 mil pessoas em oito estados brasileiros durante o mês passado.

olimpiada-solidaria-de-leitura

A coordenadora da biblioteca, Maria José Chadú, acredita que a adesão ao projeto contribui para a transformação da sociedade. Os participantes receberam um papel moeda que a cada hora de leitura e/ou pesquisa se convertia em R$ 1,00. Ao final das atividades, os recursos arrecadados foram enviados ao Instituto Ekloos para ajudar na construção da Biblioteca Comunitária do Morro de Santo Amaro, no Rio de Janeiro.

O leitor também era convidado a elaborar um conto sobre a cidade do Rio de Janeiro, com até sete mil caracteres. A biblioteca com o maior número de contos será premiada com acesso ilimitado à Biblioteca Digital Árvore de Livros e os 10 melhores textos serão reunidos em um livro – as bibliotecas participantes e os vencedores receberão um exemplar. O e-book com os contos será disponibilizado na Biblioteca Digital e poderá ser baixado no site www.ekloos.org.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*