Biblioteca Pública de Santa Catarina completa 160 anos e reúne escritores

A Fundação Catarinense de Cultura prepara a festa de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Localizada no Centro de Florianópolis, a Biblioteca completará 160 anos no dia 31 de maio. Dentro da programação das comemorações, será realizado um debate entre escritores no dia 29, às 14h, no hall da biblioteca. Os temas do encontro serão: “O papel da biblioteca pública para área da pesquisa frente aos avanços tecnológico e o processo criativo da leitura para a formação do escritor”.

Biblioteca Pública de Santa Catarina

O acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina é composto por mais de 115 mil volumes. A Biblioteca disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos, materiais especiais voltados aos portadores de deficiência visual e o importante setor de obras raras de Santa Catarina, que contém exemplares dos séculos XVII, XVIII , XIX e XX. Com exceção das obras raras, o acesso ao acervo é livre.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada. Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Acervo

Todos os títulos do acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) estão disponíveis na Internet para consultas por meio Sistema de Automação de Biblioteca (Sabio). Além de facilitar o acesso de todos os usuários para consultas, é possível também fazer renovações de livros online antes da data do vencimento. Materiais que estiverem fora (emprestados a outros usuários) podem também ser reservados pela plataforma – só não é possível reservar aqueles que estiverem disponíveis para consulta na estante da Biblioteca. Para utilizar o Sabio, o usuário precisa de uma senha de cadastro, disponibilizada pela própria Biblioteca.

>> Programação para visitações

Fonte: Portal da Ilha

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply