Biblioteca pública no Acre é motivo de orgulho para a população

Localizada no centro de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, a Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade é um dos maiores patrimônios públicos da região. Entregue à comunidade no dia 20 de fevereiro de 2014, o espaço conta com um acervo de 21 mil obras literárias, além das seções de histórias em quadrinhos (HQ), de livros infantis e de revistas diversas.

São 1.300 metros quadrados, divididos em quatro ambientes: telecentro, espaço infantil, acervo geral e acervo literário. Uma verdadeira revolução nas opções de estudo, lazer e cultura para os moradores de Cruzeiro de Sul.

Biblioteca Pública Padre Trindade é motivo de orgulho para os cruzeirenses (Foto: Reprodução)

Biblioteca Pública Padre Trindade é motivo de orgulho para os cruzeirenses (Foto: Reprodução)

Larissa Correia, dona de casa e mãe de Sofia, de 7 anos, frequenta a biblioteca por causa da filha. “Eu tenho orgulho deste espaço, que considero de grande importância para nós, cruzeirenses. É muito bom saber que posso trazer minha filha para um local onde ela se sente bem, gosta e interage. Preciso me dispor trazê-la mais vezes porque ela sempre me cobra, ela adora este espaço”, comentou.

O universitário Matheus Santos preenche todo seu tempo com leitura. “Eu venho à biblioteca todos os dias, e na maioria das vezes passo o dia todo. Este espaço é confortável, tem um clima agradável que nos prende aqui. Esse apego fez com que eu lesse 150 livros só este ano”, contou o estudante de Letras Espanhol.

A biblioteca recebe de 80 a 120 pessoas por dia. O lugar conta com a atuação de 32 servidores, sendo 16 estagiários de nível superior.

Uma das estagiárias responsáveis por acompanhar os visitantes do espaço infantil diz que, além de o local oferecer uma diversidade de livros e jogos, são realizadas diariamente rodadas de contação de histórias, que despertam a atenção de meninos e meninas. Também é feito agendamento para visitas de escolas.

Biblioteca Pública Padre Trindade é motivo de orgulho para os cruzeirenses (Foto: Reprodução)

Biblioteca Pública Padre Trindade é motivo de orgulho para os cruzeirenses (Foto: Reprodução)

“No espaço infantil é onde nos dedicamos a estimular e incentivar o gosto pela leitura nas crianças. Ele é o mais frequentado e isso nos orgulha demais, afinal, eles são o futuro da nossa cidade, da nossa nação”, disse a estudante.

Outro ambiente concorrido é o telecentro, com computadores conectados à internet. Para acessar o serviço é necessário apenas fazer um cadastro e aguardar a vez.

Jovem embaixador do Juruá

Luiz Fernando Sirqueira, 19 anos, foi selecionado para representar o Acre no programa Jovem Embaixador em 2015. Na ocasião, ele era estudante da Escola Estadual Dom Henrique Ruth e teve a oportunidade de viajar para os Estados Unidos, onde visitou as cidades de Washington, capital do país, e também Portland, no Estado de Oregon. A conquista ele atribui às horas passadas entre os livros e os computadores da biblioteca pública Padre Trindade.

“Durante toda a preparação para a seleção dos jovens embaixadores, eu usei este espaço para estudar e organizar minha documentação usando a internet. Este ambiente foi essencial para a minha conquista e continua sendo, pois venho todos os dias aqui. Eu dependo do ambiente da biblioteca para meus estudos, porque é um ambiente agradável, organizado e faz com que eu me concentre melhor. Aqui é também uma fonte segura de pesquisas, pois utilizo tanto a internet quanto algumas obras literárias do acervo”, contou.

Fonte: Agência Novo Acre | Ludmilla Santos

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*