Biblioteca voltada para os alunos

Estudantes aproveitam suporte pedagógico do Fundamental ao Ensino Médio

Um espaço cultural pensado para valorizar a literatura na escola. Locais para estudo, mas também com tapetes de atividades, sala de filmes e outros recursos para realizar as mais diversas atividades. Assim é a biblioteca do Sesi Contagem – Escola Alvimar Carneiro de Rezende, que passou por uma reforma em 2016 para atender melhor os alunos da unidade.

Espaço da biblioteca (Foto: Divulgação | Sesi Contagem)

A responsável por esse trabalho é a bibliotecária Joana D’Arc da Silva Santos (CRB-6/2667), que há 11 anos administra o espaço. “Quando comecei, não tinham muitas atividades. Fizemos uma reformulação completa para chegar ao trabalho realizado hoje”, conta. Com a assistência dos professores e da área pedagógica, a biblioteca cresceu de tamanho e importância, sendo hoje uma das áreas centrais da escola. “O apoio é a base de tudo. Sem esse trabalho em equipe, nada acontece.”

Os esforços são mais intensos com as primeiras séries do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e incluem visitas e empréstimos semanais de livros. Além disso, também são realizados encontros com autores, discussões de obras específicas, oficinas, dramatização de textos e atividades culturais envolvendo o livro trabalhado.

A biblioteca, no entanto, também realiza atividades voltadas para os demais estudantes. Há poucos dias, por exemplo, os alunos do 6º ano promoveram uma apresentação de contos. Além disso, o Recreio Cultural traz diversas atrações para o espaço, como shows musicais e apresentações de mágica. Isso sem falar no Curta na Biblioteca, em que curtas metragens são exibidos durante o horário do intervalo. “Nós trouxemos até o Ziraldo esse ano. O retorno dos alunos tem sido positivo.”

Alunos participam do Curta na Biblioteca (Foto: Divulgação | Sesi Contagem)

E se o aluno não vai até a biblioteca, ela precisa chegar até ele. No projeto Literatura vai à sala, baús são distribuídos pelas turmas para que os estudantes possam ter o que ler após o término das atividades. “Não podemos mais ser como antes. Precisamos cativar o aluno, trazer ele para a leitura”, acredita Joana.

Todo esse esforço se reflete nos números da biblioteca. Hoje o acervo conta com cerca de 11 mil obras, gerenciadas pelo programa Pergamum. Foram 9.472 empréstimos realizados em outubro, uma média de 5,5 livros por aluno. Joana diz que o reconhecimento do trabalho fica claro quando os alunos se formam. “Muitos voltam para utilizar a biblioteca. Isso nem poderia ser feito, mas a gente faz. É um ciclo gostoso. Eles nos têm como referência de vida.”

Baú do projeto Literatura vai à sala (Foto: Divulgação | Sesi Contagem)

Biblioteca Sesi Contagem – Escola Alvimar Carneiro de Rezende
Bibliotecária: Joana D’Arc da Silva Santos (CRB-6/2667)
Endereço: Via Sócrates Marianni Bitencourt, 750 – bairro Cinco – Contagem/MG

Conheça outras bibliotecas
Há alguns anos, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) produz uma série de matérias para apresentar as bibliotecas mineiras e capixabas. Clique aqui para ler os perfis já publicados em nosso blog.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*