Bibliotecária desenvolve aplicativo interativo de leitura para crianças

Aplicativo TecTeca corresponde a uma assinatura mensal de livros digitais, com recursos de interação, customização e gamificação de obras

(Crédito: divulgação)

         A Bibliotecária e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cássia Furtado, desenvolveu o projeto “TecTeca”, aplicativo de leitura para o público infantil, usando mídias dinâmicas e ferramentas de interação e expressão para incentivar à leitura e a produção de textos na comunidade estudantil.

A denominação é uma associação das palavras “tecnologia” e “Biblioteca”, integrando o programa “Inova Maranhão” da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A proposta é gerar suporte ao desenvolvimento econômico e tecnológico da região com atuação nas áreas de educação, IoT (Internet das Coisas), competitividade e startup.

O TecTeca surgiu em 2017 a partir de um projeto desenvolvido por Cássia na Universidade de Aveiro, em Portugal, representando uma assinatura mensal de livros digitais com recursos para interação, customização e gamificação, organizado por faixa etária e temas, promovendo acesso intuitivo e rápido, tanto para as famílias, quanto para as crianças. O texto literário com mídias dinâmicas, possibilitando movimento aos personagens, som e narração da história.

Um dos diferenciais do app é promover a troca de experiências e interpretações sobre os textos, proporcionando o sentimento de pertencimento ao projeto. A assinatura mensal do aplicativo está disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android a R$19,90. O assinante Premium tem acesso a livros interativos, podendo construir sua própria estante com mais opções de customização abertura para ler quantas vezes quiser e também fazer o download dos livros para leitura off-line. O aplicativo também dispõe de uma versão gratuita com opções limitadas.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*