Bibliotecária divulga material científico para pesquisadores mineiros

Para quem ainda não conhece as diversas áreas que oferecem possibilidades de atuação aos profissionais de biblioteconomia, a boa notícia é que sua função não mais se limita a desempenhar a catalogação e o gerenciamento de acervos públicos ou escolares. O campo de atividade é muito maior do que se imagina. É o que comprova Rosângela Alves Guimarães (CRB-6/1966), por meio de um trabalho que sai do lugar comum e pelo qual relata a sua rotina na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social.

Rosângela Alves, na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social

Rosângela Alves, na Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social

Para a especialista, que já trabalhou em bibliotecas públicas, a principal diferença em seu ofício está em estabelecer um contato direto com os pesquisadores. “Aqui, a execução das atividades é mais dinâmica, há uma interação maior com as pessoas. Nesta biblioteca, além de oferecermos o acesso dos leitores às obras de suas pesquisas, também divulgamos novidades da área para os centros de estudo e as universidades mineiras”, conta.

Por isso, uma de suas funções na Secretaria é receber grande parte da produção científica da área de Assistência Social. Com a posse dessa bibliografia, Rosângela disponibiliza esse material para funcionários, estudantes e faculdades mineiras que desenvolvem pesquisas sobre o tema. “A diferença do nosso trabalho é que também enviamos o material a centros de pesquisa. Os leitores vêm à biblioteca, mas nós também vamos aos institutos acadêmicos”, afirma Rosângela.

Ainda segundo a bibliotecária, a divulgação do material existente na Secretaria é fundamental para ampliar o acesso de pesquisadores às obras existentes no espaço. “O nosso catálogo está informatizado há 10 anos. Por isso, as pesquisas podem ser feitas pela internet. A importância da divulgação é garantir que essa bibliografia não fique restrita à área da prefeitura e de instituições universitárias. Todos podem conhecer e usufruir”, finaliza.

Serviço

Rua Tupis, 149 – 14º andar, Centro – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (31)3277-4571

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*