Bibliotecários recebem homenagem da Câmara pelos 50 anos de regulamentação da profissão

O ano de 2015 está sendo de muitas comemorações para os Bibliotecários. Conforme noticiamos aqui no Boletim Eletrônico, no dia 17 de agosto a Câmara dos Deputados realizou, em sessão solene, uma homenagem pelos 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário.

NOTA 3.1

Mesa de abertura da sessão solene comemorativa ao Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão do Bibliotecário, na Câmara dos Deputados

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e contou com a presença de diversos representantes dos conselhos regionais e federal. Entre eles estava a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), e Kátia Pacheco (CRB-6/1709), ex-presidente do CRB-6 e atual conselheira do CFB.

Diversos deputados se pronunciaram, seja pelas redes sociais ou em mensagens enviadas por carta, exaltando a importância da profissão. Entre eles o presidente da casa, Eduardo Cunha. Na carta enviada e lida em plenário pelo deputado Fernando Monteiro (PP-PE), Cunha exaltou o papel dos bibliotecários no gerenciamento das informações, passo importante para a democratização, “tarefa indispensável para qualquer nação preocupada com a cidadania”. Na mensagem, o presidente citou como bom exemplo o trabalho desenvolvido pelos bibliotecários da Câmara.

NOTA 3.2

Representante do CRB-9 e Presidentes dos CRBs 13, 3, 6, 11, 4, 14, 8, 7, 5 e 15, entre eles Mariza Martins Coelho, presidente do CRB-6

Em vídeo, o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ), afirmou que “um país se faz com homens e livros”, citando Monteiro Lobato. O deputado Jean Willys (PSOL/RJ) definiu-se como “um rato de biblioteca” e disse que os livros mudaram sua vida. Durante a sessão foi lançado pelos Correios um selo comemorativo à data. “Não queremos nas nossas escolas salas de leitura, queremos bibliotecas com estes profissionais. Deveríamos ter bibliotecários em todos os serviços públicos”, ressaltou a deputada Érika Kokay (PT-DF), que foi homenageada na solenidade. A homenagem foi solicitada pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC).

NOTA 3.3

Leia outros depoimentos:

“Se antes lembrávamos carinhosamente da bibliotecária apenas como aquela senhora simpática que na escola tanto nos ajudava com os livros, hoje a profissão é muito mais dinâmica e abrangente.” (Senador Antonio Anastasia)

“A primeira coisa que me ocorre é que o bibliotecário é um educador. Um agente transformador da sociedade, já que a leitura é um ato revolucionário. Os bons bibliotecários são antes de tudo bons leitores e conhecedores dos caminhos do conhecimento e fazem descobertas pelo seu próprio interesse nas leituras e no encantamento dos livros e suas classificações.” (Deputado Henrique Fontana)

Veja alguns vídeos com depoimentos:

Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) Assista

NOTA 3.4 - Jean Wyllys

Deputado Federal José Stédile (PSB/RS) Assista

NOTA 3.5 - Jose Stedile

Deputada Federal Erika Kokay (PT/DF) Assista

NOTA 3.6 - Erika Kokay

Outros eventos em comemoração aos 50 anos da regulamentação da profissão seguem acontecendo em todo o país.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*