Bibliotecas comunitárias promovem a literatura como direito humano

Com mais de 110 bibliotecas espalhadas pelo Brasil, a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) forma leitores e promove o acesso à cultura literária e ao livro nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do país. Criada em 2015, a Rede tem o apoio financeiro e institucional do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A.

As ações da RNBC e do Programa Prazer em Ler foram reconhecidas na 2° edição do Prêmio IPL – Retratos do Brasil 2017, do Instituto Pró-Livro, ao vencer na categoria de bibliotecas. “Esse foi um ano de muitas ações. Organizamos três encontros nacionais: em São Luís, no Pará e em Recife em São Luís, Belém e Recife. Além disso, as bibliotecas da Rede realizaram seminários e ações voltadas para políticas públicas do livro e da leitura em seus municípios. Findar o ano com esse prêmio nos fortalece e evidencia o belíssimo trabalho das bibliotecas comunitárias do Brasil: de resistência, força e união”, afirmou Rodrigo Pita, integrante do Conselho Gestor da RNBC.

Desde a sua formação, a Rede Nacional tem como objetivos influenciar políticas públicas com orçamento para as bibliotecas comunitárias, promover o livro e a literatura como um direito humano. “Seguimos potencializando as bibliotecas na luta pela democratização do livro e da cultura literária no país e para a manutenção de nossos espaços. Em 2018, a RNBC está engajada para agregar mais bibliotecas, dialogar com outros atores na área do livro e da leitura, ocupando cada vez mais as plenárias das câmaras e os espaços públicos, as ruas e as vielas na resistência pelas bibliotecas e para a promoção da leitura no país” afirmou Rodrigo.

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias,que está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

Fonte: Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*