Bibliotecas públicas em pauta

As bibliotecas públicas são um importante equipamento para toda a sociedade e para o acesso universal ao conhecimento. Acompanhe a seguir algumas notícias que circularam recentemente em Minas e no Espírito Santo sobre nossas bibliotecas!

Depredação em Belo Horizonte

Cerca de 20 pessoas ocupam atualmente os passeios nos arredores da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). A presença dos moradores de rua tem sido motivo constante de reclamações dos frequentadores do espaço. Além da sujeira e do uso de drogas, quem por ali passa alega sentir-se intimidado em entrar na biblioteca.

“Uma parcela dos usuários fica temerosa de ser abordada, como já aconteceu com algumas pessoas. Mas o nosso intuito, enquanto responsáveis pela biblioteca, é combater qualquer espécie de ‘higienização social’. Afinal, somos todos cidadãos”, pondera Lucas Guimaraens, superintendente de bibliotecas públicas e suplemento literário de Minas Gerais.

Moradores de rua ocupam entorno da Luiz de Bessa (Foto: Reprodução/O Tempo)

Moradores de rua ocupam entorno da Luiz de Bessa (Foto: Reprodução/O Tempo)

Está prevista para este mês, ainda sem data marcada, uma reunião entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para debater o assunto. Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais informou que tem conhecimento do problema e buscará uma solução. Ainda segundo o órgão, o ideal é que estas pessoas sejam encaminhadas a abrigos, o que já ocorre com outros moradores de rua, por meio de ações rotineiras das secretarias regionais da PBH.

Biblioteca Pública do ES expõe 40 obras de Monteiro Lobato

Mais de 40 obras do escritor Monteiro Lobato, incluindo livros em braile e áudio livros, vão ficar expostos na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória, durante o mês de abril.

Entre os destaques está um livro de 1923, Mundo da Lua, e uma coleção completa de 1947. Também fazem parte da exposição alguns livros didáticos, como Emília no País da Gramática e Geografia da Dona Benta.

Exposição de obras de Monteiro Lobato inclui títulos em braile (Foto: Reprodução/Secult-ES)

Exposição de obras de Monteiro Lobato inclui títulos em braile (Foto: Reprodução/Secult-ES)

A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A entrada é gratuita.

Ações culturais em Divinópolis

 A programação cultural para o mês de abril da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis (MG), está repleta de atividades, como palestras, Hora do Conto e Noite da Poesia. O espaço também recebe, até o dia 30, a exposição Irmãos Grimm e o sentido maravilhoso da vida.

No dia 24, a biblioteca abrigará o lançamento dos livros Contos e Poesias e Histórias que a Vovó Contava, da autora Maria de Conceição Faria Lucas, programado para às 19h30.

Fontes: O Tempo | SECULT | BPES

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*