Biblioteconomia é tema de trabalho acadêmico

Estudante pesquisou a história do curso do UNIFOR- MG e sua contribuição para a formação de novos profissionais

A formação em Biblioteconomia oferecida pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) foi o tema do trabalho de conclusão de curso da aluna Maria Paula Palhares Ferreira, graduada pela instituição em 2016. “A motivação para este trabalho surgiu da necessidade que observei durante meu estágio na biblioteca do Centro Universitário. Apesar de o curso de Biblioteconomia ser o mais antigo do UNIFOR, muitos ainda o desconhecem, bem como ignoram o trabalho que os profissionais da área desempenham”, explica Maria Paula.

Em “48 anos do curso de Biblioteconomia – Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG: um relato histórico” a aluna revisitou essa história, narrou a experiência vivida pelos docentes e descreveu as atividades de extensão, além dos projetos implantados no período, para avaliar se o curso cumpre seu objetivo de oferecer ao mercado profissionais qualificados.

Maria Paula pesquisou a história do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG (Foto: Arquivo pessoal)

Após a pesquisa, Maria Paula concluiu que o curso de Biblioteconomia é uma das principais opções de graduação disponíveis na instituição. Os egressos são reconhecidos profissionalmente em todo o Brasil, contribuindo para a história de Formiga e região. Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

A professora e coordenadora do curso, Margarita Rodrigues Torres (CRB-6/1361), foi a orientadora da monografia. Para ela, o trabalho é importante por tornar possível reviver momentos de glória do curso e incentivar outras pessoas a ingressarem na área.  ”O curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG é o único do interior de Minas, sendo responsável pela formação de grande parte dos profissionais no Estado. Ele tem compromisso com as responsabilidades sociais e profissionais e hoje desfruta de uma reconhecida excelência acadêmica, que foi construída pela qualidade dos professores e dirigentes ao longo de 50 anos”, avalia.

50 anos do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve presente, em abril, no  X Fórum de Biblioteconomia, que homenageou os 50 anos do curso. A conselheira Edvânia Guedes (CRB-6/1686) representou o CRB-6. Assista aqui a matéria veiculada pela TV UNIFOR-MG.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply