Biblioteconomia em pauta

Nas últimas semanas, diversos temas relacionados à área da biblioteconomia foram notícia na mídia brasileira. Os portais de diversos estados do Brasil divulgaram projetos de inclusão social, novos cursos para bibliotecários e novidades da área. Confira a seleção de temas feita pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6).

Bibliotecas para todos

Para possibilitar o acesso de todos os brasileiros às bibliotecas públicas, o Ministério da Cultura (MinC) está discutindo estratégias viáveis de inclusão social. Uma das etapas do projeto é o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, que ocorreu nos dois primeiros dias do mês de março. Uma experiência já está em andamento em dez bibliotecas públicas, e a intenção é expandir o modelo para outras unidades do país.

Para conhecer mais sobre as ações, acesse aqui o site do MinC.

Medidas compensatórias para o trabalho em bibliotecas

Está em análise um Projeto de Lei do deputado Uldorico Junior (PTC-BA), que prevê a exigência de regras para a proteção dos profissionais que trabalham em bibliotecas, museus, arquivos e centro de documentação e memória. Segundo o político, é preciso que esses trabalhadores recebam um adicional de insalubridade pelo ambiente comumente ser proliferado de fungos e bactérias, inerentes ao trabalho de gerenciamento de informações.

Acesse a matéria sobre o projeto no site da Câmara, por meio deste link. Aqui, você pode conferir a matéria no site da Associação Rio-Grandense de Bibliotecários.

Obama nomeia primeira mulher bibliotecária da Library of Congress

Em fevereiro deste ano, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou uma nova coordenadora para a Biblioteca do Congresso americano. Carla Diane Hayden será a primeira mulher a comandar a instituição, que é conhecida por ser a maior do mundo, com 200 anos de existência. Além de ser um acontecimento histórico para a causa das mulheres, antes de Hayden, o cargo nunca havia sido ocupado por um negro. O presidente Obama, em nota após a indicação, parabenizou a bibliotecária e disse que uma nomeação como essa, devido a seu significado social, demorou a acontecer.

NOTA 5.1 (Small)Carla Hayden, a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Biblioteca do Congresso americano (Foto: Divulgação)

Dois novos cursos de biblioteconomia no Brasil

Os estudantes brasileiros têm novas opções de graduação na área da Biblioteconomia. Uma delas é na Universidade Nove de Julho, localizada na capital paulista, que já conta com mais de 200 cursos em sua grade de ofertas. A partir deste semestre, oferece a opção também para os futuros bibliotecários.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas presencialmente, no campus da Avenida Dr. Adolpho Pinto, nº 109, bairro Barra Funda. Para mais informações, acesse o site da instituição.

Além disso, a Unochapecó está oferecendo o curso à distância. O CRB-6 publicou uma nota para divulgar a oportunidade. Você pode conferir aqui, no blog do Conselho.

Biblioteca Pública do ES inicia obras de modernização

A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), de Vitória, está sendo reformada para implementar melhorias em sua estrutura. As melhorias visam uma adequação a novas tecnologias, como Wi-Fi e a climatização de ambientes. Além disso, está previsto a implementação do software Sophia.

Durante o período das obras, os usuários capixabas poderão acessar alguns serviços, como os setores Multimídia, Braille e Infanto-juvenil, além de outras divisões.

Morrem Umberto Eco e Harper Lee                      

O início do ano foi marcado por duas perdas para a literatura mundial. No dia 19 de fevereiro, a escritora norte-americana Harpe Lee faleceu aos 89 anos. A autora ficou conhecida mundialmente por seu romance O Sol É para Todos, lançado em 1960.

Além disso, no dia 19 de março, o escritor italiano Umberto Eco morreu aos 89 anos. Entre suas áreas de atuação estavam a semiótica e teorias sobre literatura e filosofia. Seu livro mais conhecido é O Nome da Rosa, que foi adaptado para o cinema em 1986, por Jean-Jacques Annaud.

NOTA 5.2 (Small)

Para saber mais sobre a vida e a obra do autor, acesse a matéria do UOL.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*