Biblioteconomia ganha espaço no mercado tecnológico

A profissão de Bibliotecário ganhou novos espaços nas empresas com o avanço da tecnologia. Cada vez mais, os profissionais saem dos livros e do papel e conquistam cargos na carreira digital, como a experiência do usuário (UX, na sigla em inglês) e, até, no combate às fake news.

A profissão de Bibliotecário também evoluiu juntamente com a sociedade e a informação está registrada no ambiente digital e, não somente, em livros e documentos físicos. O domínio das técnicas de pesquisa na internet é uma competência muito valorizada, especialmente em áreas como saúde, área jurídica, tecnologia e, até no mercado financeiro.

Habilidades do profissional

O mercado espera que o profissional da Biblioteconomia, ainda que recém-formado tenha proximidade com a atuação em organização de acervos, administração de dados, processamento e disseminação de informações dentro do ambiente de trabalho e, para atuar no atendimento aos leitores, apoiando na busca pela informação desejada.

O conhecimento prévio em plataformas de Bibliotecas digitais ou ainda em soluções tecnológicas para aperfeiçoar os processos também devem constar no currículo Os cursos extracurriculares são importantes para ajudar na formação de quem está iniciando na profissão.

Fonte: UOL Notícias

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply