Brasília volta a ter Escritório de Direitos Autorais

Acordo firmado entre MinC e Biblioteca Nacional permitirá que autores entreguem seus originais na própria cidade a partir do dia 1º de fevereiro

Helena Severo e Cristian Santos assinam acordo para abertura do Escritório de Direitos Autorais em Brasília (Foto: Esther Lima / MinC)

Helena Severo e Cristian Santos assinam acordo para abertura do Escritório de Direitos Autorais em Brasília (Foto: Esther Lima / MinC)

No último dia 12, Helena Severo, que preside a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), e Cristian Santos, diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC) assinaram um acordo que formaliza a reabertura do Escritório Regional de Direitos Autorais em Brasília. O órgão funcionará nas instalações da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) fechada para reformas desde 2014, mas que, segundo Cristian, será reaberta ainda neste ano. Independente das obras, o escritório funcionará a partir do próximo dia 1º, em horário especial: sempre às quartas-feiras, das 08h às 13h. O objetivo do acordo entre a FNB e a DLLLB é descentralizar a atividade de registro autoral, potencializando a atividade do escritor, uma vez que ele entrega os originais na cidade dele e já recebe um número de protocolo. “Há uma otimização em todo o processo”, destaca Santos. Na mesma ocasião, Cristian disse que, durante a reforma, parte do acervo da BDB será emprestado para a Biblioteca Nacional de Brasília, que fica na área central da capital federal. “Vamos levar uma parte do acervo de literatura brasileira e internacional da BDB para a Biblioteca Nacional de Brasília, no centro de Brasília, para fomentar a literatura junto à população, já que o lugar fica perto das rodoviárias e agrega todas as classes”, disse.

Fonte: PublishNews

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*