Cade aprova compra da Saraiva pela Somos Educação

Saraiva

O Cade – Conselho Administrativo de Defesa Econômica – deu ok para a compra da Saraiva pela Somos Educação, antiga Abril Educação. A transação, no valor de R$ 725 milhões, foi aprovada, sem restrições pelo órgão. Com a medida, a Somos passa a ser dona dos ativos editoriais da Saraiva. Os selos Saraiva, Atual, Formato, Benvirá e Caramelo, além dos sistemas de ensino Ético e Agora passaram a fazer parte da Somos Educação, que já detinha as editoras Ática e Scipione. A aprovação do Cade cria um gigante no setor educacional, com forte presença nas vendas governamentais. Para se ter ideia, no PNLD 2016, Saraiva e Somos venderam juntas R$ 326 milhões em livros.

O parecer do Cade diz que “a operação é guiada pela busca por oportunidade e eficiência no segmento educacional brasileiro. Esse segmento é marcado pela existência de diferentes correntes pedagógicas e diferentes necessidade de professores, alunos, famílias e gestores, o que demanda capacidade de atendimento e ampla diversificação na oferta de produtos. Nesse contexto, a operação permitiria à Somos Educação conteúdo e soluções educacionais mais completas, no formato de livros texto e de sistemas de ensino”.

O parecer diz ainda que há uma sobreposição da atuação das duas empresas em “apenas nas atividades relativas à edição de livros didáticos e paradidáticos e científicos, técnicos e profissionais – CTP”. Para dizer “sim” à compra, o Cade buscou informações no relatório “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, da Câmara Brasileira do Livro. A partir da análise de dados, o parecer aponta que, na área de CTP, Somos mais os ativos da Saraiva resultariam em uma concentração inferior a 20%. Já na área de didáticos e paradidáticos, a concentração é maior, entre 30 e 40% em volume de vendas ou de 20 a 30% no faturamento.

Fonte: PublishNews | Leonardo Neto

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*