Celular como ferramenta pedagógica

Com o objetivo de incentivar a leitura de textos históricos, o professor de História Rodolfo Alves Pereira criou um blog e um aplicativo que têm contribuído para melhorar a capacidade de articular ideias e argumentos dos estudantes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual Luiz Salgado Lima, em Leopoldina (MG). A iniciativa deu origem ao projeto O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem, criado há quatro anos pelo professor.

O Acrópole APP permite a postagem de textos de diversos gêneros, como notícias, mapas e pinturas, e facilita o acesso dos alunos ao conteúdo postado no blog. De acordo com o idealizador do projeto, os estudantes passaram a ler mais e a registrar reflexões sobre os textos. “Muitas dessas reflexões são postadas no blog e tornam os alunos produtores do conhecimento, na medida em que se posicionam e têm seus trabalhos publicados”.

O Celular como Ferramenta de Leitura e de Aprendizagem atende cerca de 90 jovens, mas todos os alunos podem baixar o aplicativo e usá-lo em sala de aula. Pereira pretende “dar continuidade à metodologia aplicada, mesclando aulas tradicionais com o uso das tecnologias da informação no ensino-aprendizagem”.

Fonte: Portal Brasil.

NOTA 2

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*