Centro da Memória do Livro de Divinópolis

O Centro da Memória do Livro (CML) é um Setor da Biblioteca Pública “Ataliba Lago”, que se destaca pelo rico acervo de obras antigas (raras ou preciosas) constituindo fonte de referência da memória bibliográfica cultural. O acervo é composto pela Coleção Brasiliana, Mineiriana e Divinopolitana.

biblioteca-publica-ataliba-lago

Em que consiste o livro raro ou precioso? Não iremos tecer no momento, toda uma série de considerações metodológicas, limitar-nos-emos a esclarecer que raro ou precioso não apenas o livro antigo. Enquadram-se nesta classificação livros de produção artesanal, livros de tiragem reduzida, edição esgotada, clandestina, fac-símile, edições de características bibliográficas peculiares como beleza tipográfica, ilustrações, preciosidade gráfica, etc.

Essa é a finalidade do Centro da Memória do Livro que vem a projetar nossa Biblioteca alinhando-a às demais instituições congêneres do país voltadas para idênticos fins: preservar o acervo para os historiadores, pesquisadores e estudantes em geral.

Dentre as preciosidades citamos: Vademecum Forense (1871), Dicionário de Medicina (1873), Corografia Brasílica (fac-símile da edição 1871, de M. Aires do Casal), Viagem pitoresca e histórica do Brasil (Debret), Cultura e Opulência no Brasil (fac-símile da edição príncipes de 1711), além de revistas e periódicos (Revista O Cruzeiro -1940/1970).

Para celebrar os 20 anos do CML , a Biblioteca Pública realizou a exposição: “Um Mergulho na História”, mostrando parte de seu acervo no período de 29 de agosto a 30 de setembro de 2016, no 2º piso. Vale a pena divulgar este estas preciosidades do acervo. Informações com a responsável pelo setor, a bibliotecária Geisa Greco, pelo telefone (37)3222-7297.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*