Centro de Estudos e Biblioteca são Reabertos em Tiradentes (MG)

 

A mesa de debate sobre os 230 anos da Inconfidência Mineira marcou a reinauguração do Centro de Estudos e Biblioteca do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Minas Gerais, no primeiro dia do Festival de Inverno na cidade.

As estantes cheias da nova Biblioteca são resultado da doação de acervos particulares de cinco intelectuais brasileiros: o poeta e especialista do barroco mineiro Affonso Ávila, a pesquisadora e colecionadora de arte sacra Márcia de Moura Castro, a antropóloga Mari Baiocchi, pioneira nos estudos indígenas e quilombolas, a professora Melânia Silva de Aguiar e Miguel Lins, cuja coleção já integrava o antigo acervo.

O Centro de Estudos e Biblioteca reúne inventário composto de cerca de 200 mil microfilmes com documentos, cartas e relatórios do Brasil imperial provenientes do acervo da Torre do Tombo, em Lisboa, e de arquivos de Paris. Todo o material pode ser consultado no local.

Festival de Inverno da UFMG

A 51ª edição do Festival de Inverno da UFMG tem como tema “Memória: arte e patrimônio”, inspirando debates fundamentais, motivados tanto por catástrofes, como os incêndios do Museu Nacional e do Museu da Língua Portuguesa, quanto pelo questionamento de políticas públicas para o setor.

O Festival acontece até dia 21 de julho em três espaços culturais da UFMG no Campus Cultural em Tiradentes e três na região central de Belo Horizonte.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*