Colégio Batista Mineiro: papel perde espaço para digitalização

Quase uma tonelada de documentos destruídos e encaminhados para a reciclagem

Colégio Batista Mineiro

O Sistema Batista Mineiro de Educação (SBME) tem contribuído para a redução do impacto no acúmulo de papéis que não têm mais valor administrativo ou legal, e por serem considerados resíduos, são tratados de forma sustentáveis para que não sejam jogados no meio ambiente sem o devido cuidado. Por isso, existe a preocupação de se renovar estes resíduos (reciclagem) para que sejam reutilizados, evitando a possibilidade de um esgotamento dos recursos naturais.

Pensando assim, nos últimos anos, foi feito um trabalho do Arquivo Central junto com o Jurídico e outros setores do Sistema Batista para identificar os documentos e sua temporalidade legal, e para isso, foi criado uma tabela de temporalidade que facilita o descarte dos mesmos. O Arquivo Central do SBME passa por um processo de digitalização e reciclagem de documentos, sendo um trabalho minucioso, lento e que exige muita atenção e cuidado no manuseio e organização dos papéis.

O primeiro lote desse trabalho compreendeu 215 sacos plásticos com capacidade de 100 litros, totalizando quase uma tonelada de documentos que foram avaliados e, aí sim, destruídos pelo Arquivo Central e encaminhados para a reciclagem. “Números resultantes da aquisição da fragmentadora industrial de papéis que possibilitou essa alavancada no processo de descarte”, explica o coordenador de Informação e Tecnologia do Colégio Batista Mineiro, Igor Rezende Quintal.

Em paralelo, o bibliotecário e arquivista do SBME, Vinícius Alves, assume a liderança das Reprografias do Batista para melhor controlar a produção e o descarte de documentos, e assim ter condições de identificar os desperdícios e planejar substituição de processos em papel por meio digital.

Fonte: Colégio Batista Mineiro

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*