Conheça a Biblioteca do Colégio Cenecista de Sete Lagoas

Espaço apoia as atividades de aprendizagem e fomenta o hábito de leitura

Formar cidadãos conscientes, dotados de uma visão transdisciplinar e qualificados para ler e interpretar cenários sociais, políticos e econômicos tem sido o intuito da Biblioteca do Colégio Cenecista (CNEC) de Sete Lagoas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com acervo de 3.200 títulos e 9.520 exemplares, 38 periódicos correntes e 460 CDs/DVDs, o local atende à instituição de ensino, que possui turmas da educação infantil ao ensino médio, e à Faculdade Cenecista de Sete Lagoas, além do Projeto Maturidade.

O espaço ainda oferece acervo digital composto por 290 trabalhos de conclusão de curso e acesso à base de dados da PEARSON, que disponibiliza mais de 2.000 e-books em 40 áreas de conhecimento. “A biblioteca ocupa um espaço amplo e climatizado, que oferece um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, conforme previsto nas normatizações”, afirma a bibliotecária Paula Souza (CRB-6/2309).

Instituição promove atividades que fomentam o hábito de leitura (Foto: Vanessa Cipriano)

Instituição promove atividades que fomentam o hábito de leitura (Foto: Vanessa Cipriano)

Responsável pelo setor, Paula acredita que a biblioteca escolar é agente essencial para a promoção da educação e cultura. Além de apoiar as atividades de aprendizagem, fomenta o hábito de leitura entre seus usuários e realiza ações culturais como as oficinas Hora do Conto, Leitura ao Pé do Ouvido, Sarau, Mala Literária e Cinema Literário.

Acervo é composto por mais de 9 mil exemplares (Foto: Vanessa Cipriano)

Acervo é composto por mais de 9 mil exemplares (Foto: Vanessa Cipriano)

Para relembrar aos veteranos, as regras de funcionamento e os serviços oferecidos pela Biblioteca do CNEC, além de dar as boas-vindas aos novatos, o local recebe as turmas na primeira semana de aula para uma visita guiada. “O Bibliotur pretende estimular a interação aluno-professor-biblioteca e, principalmente, incentivar o uso do espaço”, conta a bibliotecária. Anualmente, o equipamento também promove o Dia da Biblioteca Feliz, para reforçar a importância do hábito da leitura e o estímulo dado ao desenvolvimento escolar. Em março deste ano foi realizada uma feira de troca de livros. Ao todo, foram trocados 464 exemplares entre 124 alunos.

“Todos os eventos buscam despertar o gosto pela leitura, um hábito saudável que reflete na boa qualidade da expressão oral e escrita e incentiva a imaginação e a criatividade das crianças e dos jovens. O CNEC acredita que o desenvolvimento pessoal depende tanto de uma educação de qualidade como do acesso ao conhecimento e os oferece para seus alunos, com qualidade indiscutível, há décadas” pontua Paula.

Feira de livros promove a troca de 464 obras entre os alunos (Foto: Vanessa Cipriano)

Feira de livros promove a troca de 464 obras entre os alunos (Foto: Vanessa Cipriano)

Serviço:
Biblioteca do Colégio Cenecista de Sete Lagoas
Bibliotecária: Paula Souza da Silva (CRB-6/2309)
Endereço: Rua Pedro Gabriel de Lima, 20 – Jardim Arizona
Horário de funcionamento: 7h às 21h30
Telefone: (31) 3779-2270
Site: http://fcsl.cnec.br/

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Um Comentário

  1. Gilvan de Oliveira L
    Posted 11 de setembro de 2016 at 21:36 | Permalink

    Como se dar os critérios de seleção das fontes de informação e também os instrumentos auxiliares da biblioteca? Quem são os responsáveis pela seleção?

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*