Conheça a Biblioteca Pública do Centro Cultural Salgado Filho, em BH

Desde que foi inaugurada, em 2008, a Biblioteca Pública do Centro Cultural Salgado Filho, na região oeste de Belo Horizonte, oferece a seus frequentadores muito mais do que um espaço dedicado à leitura. Isso porque, além do acervo de aproximadamente sete mil obras, entre livros, periódicos, áudio-livros e outros formatos, a Biblioteca abriga um centro cultural voltado para o desenvolvimento e fomento de projetos artísticos em geral.

NOTA 1.1 (Small)

Crianças participam de roda de leitura promovida pela Biblioteca

Com uma média de 580 leitores por mês, o espaço conta hoje com mais de 1.100 usuários cadastrados. O público é variado e reúne pessoas de todas as idades. E, como o Centro Cultural Salgado Filho oferece outras atividades além da leitura, uma parte expressiva dos frequentadores participa também de ações realizadas no local pela Fundação Municipal de Cultura. Atividades como oficinas, exposições, apresentações artísticas e outros eventos são oferecidas à comunidade.

Por isso, incentivo à leitura é o que não falta. Contação de estórias, rodas de leitura, leituras compartilhadas e um piquenique literário são algumas das atrações criadas para estimular o hábito entre o público que visita o espaço.

NOTA 1.2 (Small)

A contação de estórias tem como foco o público infantil

Uma das mais importantes ações é o projeto “Ponto de Encontro Literário”, mediado pela escritora Greyce Soute. O evento passou a fazer parte da programação do Centro Cultural em abril de 2014, quando a primeira edição, com o tema “A importância da poesia no contexto literário”, foi realizada. Os participantes são jovens e adultos interessados em literatura, além de escritores, compositores e jornalistas.

A Biblioteca conta também com um projeto para a divulgação de autores e obras literárias contemporâneas, o “Espaço Livre para a Literatura”. A intenção é promover lançamentos de obras, a exemplo da que ocorreu no dia 19 de setembro, quando foi lançado na Biblioteca o livro “Travessia”, de Ciro Cangussú. Além do autor, o evento contou com a participação de Tau Brasil, Augusto Cordeiro e Tin Tin Alves.

NOTA 1.3

Segundo Waney Medeiros (CRB-6/2223), bibliotecária responsável pelo espaço, além de ampliar o público frequentador, as atividades realizadas têm o objetivo de alargar ao máximo as possibilidades que o espaço oferece para a promoção da leitura. “A democratização da arte literária faz com que a comunidade explore e se aproprie da diversidade linguística e cultural proporcionada pelos livros”, afirma.

NOTA 1.4 (Small)

Bibliotecária Waney Medeiros e a estagiária Riane

Serviço

Biblioteca Pública do Centro Cultural Salgado Filho
Funcionamento: 8h às 18h, nas segundas, quartas, quintas e sextas; nas terças, o espaço funciona até às 19h30.
Rua Nova Ponte, 22, Salgado Filho, Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3277-9624
Facebook: https://www.facebook.com/CentroCulturalSalgadoFilho

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*