Conheça a Biblioteca Pública Municipal de Mateus Leme

Há 45 anos, a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme (MG), leva cultura para os visitantes que a frequentam. A responsável pelo espaço é a bibliotecária Maria Regina de Oliveira Alcântara (CRB-6/2784), juntamente com mais três funcionários.

Com o intuito de tornar os moradores da cidade usuários frequentes da biblioteca e manter a instituição em evidência, diversos eventos são realizados durante o ano. Entre eles, exposições, projetos e circuitos.

Atualmente, o espaço abriga o Circuito Tela Verde (CTV), que teve início no dia 25 junho e segue até 30 de setembro. O evento promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental, exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país.

O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educativos por materiais pedagógicos multimídia. Também procura oferecer conteúdo a inúmeras instituições que buscam, no Ministério do Meio Ambiente, materiais que subsidiem suas ações de Educação Ambiental.

A biblioteca foi contemplada como um espaço exibidor. Palestrantes da área ambiental são convidados para ministrarem palestras para os estudantes. Uma mesa literária é composta por livros e materiais diversos sobre o tema abordado, que são disponibilizados para empréstimo.

O CTV é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizado em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura.

Outros eventos

Exposições itinerantes

Reúnem um conjunto de painéis ou banners ilustrados e coloridos. “Essas exposições são disponibilizadas às bibliotecas públicas que as solicitam. Solicitei e, a partir daí, várias atividades foram desenvolvidas, como visitas agendadas por escolas, debates sobre o tema do autor, dramatizações, musicalização de poemas e Hora do Conto. Criamos um universo de possibilidades para estimular a leitura”, explica Maria Regina.

Vinte e três exposições itinerantes já passaram pela Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira.

Exposições Raízes da Terra

O projeto Raízes da Terra tem como objetivo divulgar a cultura local por meio de fotografias e documentos. Exposições que resgatam a memória têm sido realizadas. Algumas delas foram:

  • Memórias da Cavalhada Feminina e Masculina, que inclui fotos, indumentárias e documentos
  • Memórias Carnavalescas, com fotos, jornais, indumentárias e documentos antigos
  • Memórias de Mateus Leme, com fotos, livros, jornais e documentos
  • Exposição Itinerante Milagres e Deslumbramentos, da escritora mateus-lemense Irene de Melloneves.

A exemplo das exposições da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, criamos um conjunto de painéis literários em homenagem a Irene de Melloneves seguindo o mesmo estilo. Irene nasceu em Mateus Leme e é conhecida em todo o Brasil – inclusive consta da Enciclopédia de Literatura Brasileira de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, Edição do Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional, na página 1051 da edição de 2001.

O conjunto de Painéis Literários em homenagem à escritora tornou suas obras mais conhecidas na região. Com isso, mais professores levaram Melloneves para a sala de aula e um maior número de usuários passou a ler suas obras.

Exposição Itinerante Angelo Machado

Exposição Itinerante Angelo Machado

Projeto Consciência Negra e Identidade

Oficina de turbantes

O objetivo desse projeto é propiciar à comunidade o contato com a cultura afrodescendente para resgatar e fortalecer as raízes e promover a igualdade racial. “Já foram exibidos documentários e indumentárias, entre outros objetos. Além disso, são realizadas palestras e oficinas de literatura afro, tranças e turbantes. Esse trabalho serve como reflexão e estimula mudanças no modo de lidar com a cultura afro-brasileira”, conta Maria Regina.

Oficina de tranças

Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira:

– Inauguração: 10 de maio de 1970 (completou 45 anos em 2015)

– Acervo: 19 mil títulos, entre livros, periódicos e multimídia

– Empréstimos mensais: cerca de 350

– Visitantes mensais: em torno de 480, chegando a 700 em períodos que concentram a realização de eventos

Serviço

Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira
Rua dos Funcionários, 23 – Centro – Mateus Leme/MG
Telefone: (31)3535-3902
E-mail: bibliotecapml@yahoo.com.br
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Facebook: Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*