Conheça o Sistema de Bibliotecas da UFJF

CDC promove ações que buscam a interação com a sociedade

O Centro de Difusão do Conhecimento da Universidade Federal de Juiz de Fora (CDC/UFJF), coordenado pela bibliotecária Carmorinda Ferreira (CRB-6/1812), é responsável pela gestão das 18 bibliotecas da instituição, em Minas Gerais: a Biblioteca Central e as unidades setoriais, bem como as do Campus Avançado de Governador Valadares. O objetivo do CDC é centralizar os serviços e produtos informacionais desse sistema na UFJF, a fim de reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

CDC reúne, organiza e difunde a informação a comunidade acadêmica (Foto: Divulgação)

CDC reúne, organiza e difunde a informação a comunidade acadêmica (Foto: Divulgação)

O acervo é formado por diversas coleções, abrangendo as áreas das Ciências Sociais e Aplicadas, Humanas, Exatas e da Terra, da Saúde, Biológicas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. Todas as obras podem ser pesquisadas pela Internet através do catálogo on-line. Dentre os tipos de materiais têm-se livros, folhetos, publicações avulsas, obras de referência, periódicos, material audiovisual, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses. O CDC possui um repositório de teses e dissertações produzidas na Universidade, a qual está integrada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), cujo objetivo é disponibilizar na rede a produção acadêmica da Instituição.

As bibliotecas da Universidade buscam a interação com a sociedade (Foto: Divulgação)

As bibliotecas da Universidade buscam a interação com a sociedade (Foto: Divulgação)

Além disso, o CDC realiza processos rotineiros, que não são comuns em bibliotecas, como empréstimos de tablets e notebooks para os usuários. “Nossas bibliotecas possuem equipamentos que promovem a integração com os frequentadores. Tanto quanto os projetos, como a “Pausa para Poesia” e a Campanha do Agasalho, que tomou uma proporção significativa, pois foi amplamente divulgada pela internet, rádio e TV”, afirma a bibliotecária Roberta Dannemann Vargas (CRB-6/3231).

Campanha do Agasalho

Campanha da instituição recebe agasalhos para quitar multas por atraso na devolução de livros (Foto: Divulgação)

Campanha da instituição recebe agasalhos para quitar multas por atraso na devolução de livros (Foto: Divulgação)

Diversas ações produzidas pela Universidade foram destaque no MGTV, no Integração Notícia, no Tribuna de Minas, no G1 e no portal Cenário MT o que mostra a importância dessas atividades e o quanto a UFJF está inserida no contexto social da cidade.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*