Conhecimento compartilhado

Biblioteca corporativa do Sebrae Minas é um diferencial na busca pelo conhecimento

Por valorizar o compartilhamento de conhecimentos, o Sebrae Minas possui uma biblioteca corporativa para atender seus funcionários em todo o estado. Todo o acervo é gerido por uma equipe de bibliotecários, que se dividem entre o atendimento ao público e ao trato da área de memória organizacional.

Elisa Dobrillovich e Yuri Gaspar Reis Martins, responsáveis pela biblioteca corporativa (Foto: Sebrae)

Uma das profissionais responsáveis por esse trabalho é Elisa Dobrillovich (CRB-6/3329), que há quase quatro anos trabalha na sede do Sebrae, em Belo Horizonte. “A biblioteca tem a missão de atender todo o estado. Uma das minhas funções aqui é receber as demandas das unidades do interior e enviar o material solicitado.”

Em 2015, o espaço foi fechado para reformas e reabriu em novembro de 2016. Mesmo durante esse intervalo, o total de empréstimos chegou a 700. Já com o novo espaço, esse número mais do que triplicou. A um mês do fim do ano, foram feitos 2400 empréstimos. “Para uma biblioteca corporativa, esse é um número muito bacana. E a nossa expectativa é ampliá-lo cada vez mais”, diz Elisa.

O acervo é voltado para obras de gestão, marketing e empreendedorismo. Ao todo, são mais de 8000 livros e cerca de 2000 dvds disponíveis a todos. “Como trabalhamos com negócios de todo tipo, precisamos agregar um pouco de tudo para atender as demandas do público.”

Espaço da biblioteca corporativa (Foto: Sebrae)

Além disso, a biblioteca está integrada à área de inteligência do Sebrae, que conta com bibliotecários, administradores, economistas e um designer. Isso contribui para que as atividades realizadas estejam sintonizadas às estratégias da instituição. Além dos atendimentos, o espaço é responsável pelo envio de boletins informativos, pela divulgação dos novos títulos do acervo e por diversas ações de incentivo à leitura.

Elisa conta que os próximos dois anos já estão planejados. “A biblioteca do Sebrae é um grande diferencial que temos. Manter-se atualizado é algo muito incentivado aqui”, diz. Até mesmo a diretoria criou o hábito de frequentar o espaço. “É muito legal ver a participação de todo mundo. Eles poderiam muito bem comprar os livros, mas pegam com a gente. Isso é uma coisa que conquistamos aos poucos.”

Boletim enviado com as novidades do mês (Foto: Sebrae)

Recordar a própria história

Ao longo de seus 45 anos, o Sebrae já produziu muitos materiais de estudo. Para que esse esforço não se perca no tempo, o projeto Memória Organizacional tem como missão catalogá-los e disponibilizá-los para o público interno. Hoje são mais de cinco mil itens registrados, dentre relatórios técnicos, cartilhas, folders e livros. Desses, cerca de mil já estão digitalizados e acessíveis no formato digital. Além disso, estão arquivadas mais de oito mil fotos da história da instituição.

Interatividade com o público

Outro trabalho realizado pela biblioteca é voltado para o público externo. Na Biblioteca Digital Sebrae Minas, qualquer pessoa tem acesso a uma série de documentos e estudos de caso produzidos pela própria instituição, que podem ser baixados gratuitamente. Também é responsabilidade dos bibliotecários realizar a gestão da informação, com atualizações constantes do acervo para manter apenas os materiais mais atualizados para o público.

Sebrae Lab

Um espaço de convivência projetado para estimular a criatividade e a inovação. Esse é o Sebrae Lab, uma iniciativa que pretende unir empreendedores em prol do desenvolvimento de projetos. O design do ambiente contribui para essa troca, com espaços de convivência e áreas de trabalho abertas ao público externo. Nesse espaço também há uma pequena biblioteca, gerida pelos bibliotecários do Sebrae, que possui 200 exemplares para serem consultados por quem utiliza o espaço.

Livros mais acessíveis

Durante a Semana do Livro e da Biblioteca, comemorada de 23 a 29 de outubro, a biblioteca do Sebrae Minas realizou a ação “Biblioteca em Movimento”. A ideia era deixar os livros mais próximos dos funcionários e, para isso, parte do acervo foi disponibilizada na área de convivência. Durante o evento foram distribuídos brindes e os bibliotecários puderam orientar sobre as obras e o uso da biblioteca.

Colaboradores do Sebrae visitam a Biblioteca em Movimento (Foto: Sebrae)

Os usuários mais ativos tiveram seus depoimentos publicados tanto no portal quanto no jornal mural e na TV corporativa. Para Elisa, isso foi muito significativo para aproximar as pessoas dos livros. “A divulgação do acervo incentiva o hábito da leitura e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, gerando insumos para a criação de novos conhecimentos no Sebrae Minas.”

Conheça outras bibliotecas

Há alguns anos, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) produz uma série de matérias para apresentar as bibliotecas mineiras e capixabas. Clique aqui para ler os perfis já publicados em nosso blog.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*