Córrego Danta, Formiga, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas receberão novas bibliotecas

Municípios foram selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio de edital

 O Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais 2016 selecionou os municípios de Córrego Danta, Formiga, Congonhas, Belo Vale e Jaboticatubas para receberem novas bibliotecas. Cada uma terá, no mínimo, mil itens no acervo, entre livros, livros em braille, periódicos, CDs, DVDs e audiolivros, além de  estantes e carrinhos para transporte, que demandarão R$ 50 mil em recursos por unidade.

Biblioteca Pública de Açucena no Vale do Aço, desenvolvida com recursos do Edital de Criação de Bibliotecas Públicas Municipais (Foto: Acervo da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais)

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, e tem como objetivo democratizar o acesso à informação, à leitura e ao livro e criar condições para o desenvolvimento cultural, social e humano dos usuários.

A Biblioteca Municipal de Córrego Danta, que possui 3.300 habitantes, estava fechada há cerca de 20 anos e será reativada graças ao incentivo dado pelo Estado. Os recursos destinados a Formiga, por sua vez, serão empregados na instalação da primeira biblioteca de Pontevila, distrito situado na zona rural. “A comunidade é bastante carente em equipamentos culturais e a Biblioteca Municipal vem suprir um pouco essa lacuna. Estou certa de que o novo espaço terá um papel fundamental na disseminação de literatura e cultura na região”, afirmou Heloisa Silva Sousa Pinheiro, supervisora de Bibliotecas Públicas do município, em depoimento ao G1.

Todas as novas bibliotecas devem iniciar suas atividades ainda em 2017.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*