CRB-6 comemora Dia do Bibliotecário em Vitória

Evento foi realizado em parceria com a UFES

Em 22 de março, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), em parceria com o Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou em Vitória (ES) um evento em homenagem ao Dia do Bibliotecário, data comemorada em 12 de março. Durante todo o dia, a UFES abrigou uma programação direcionada aos bibliotecários, composta por palestras, relatos e atrações culturais.

Comemoração em Vitória (ES) em homenagem ao Dia do Bibliotecário aconteceu durante o dia 22 de março (Foto: Lúcio Tannure)

Comemoração em Vitória (ES) em homenagem ao Dia do Bibliotecário aconteceu durante o dia 22 de março (Foto: Lúcio Tannure)

O evento foi realizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES e reuniu aproximadamente 125 pessoas, que acompanharam a programação pela manhã e à tarde. “Relatos de experiência abordaram as iniciativas dos profissionais em bibliotecas escolares e públicas. E palestras sobre biblioteca universitária, que levaram em conta a divulgação da produção científica, e sobre automação de acervos físicos também compuseram o programa”, conta Bruno Giordano Rosa (CRB-6/ES 699), delegado do CRB-6, que integrou a mesa de abertura.

Izabela Capovilla (CRB-6/1293), CEO da empresa Praxis Softwares Gerenciais, ministrou a palestra “A automação de acervos físicos e digitais: Uma relação sociotécnica”, em que abordou a importância da capacitação do profissional da área e destacou que, atualmente, o processo é visto com naturalidade, uma vez que a melhor gestão de documentos tem se mostrado cada vez mais necessária. Izabela elogiou o evento e parabenizou o Conselho: “Mesmo com o caráter científico das palestras, a comemoração foi transformadora para todos que estiveram presentes. As atrações culturais foram incríveis. Uma iniciativa muito louvável!”, comentou.

Izabela Capovilla ministrou a palestra “A automação de acervos físicos e digitais: Uma relação sociotécnica"

Izabela Capovilla ministrou a palestra “A automação de acervos físicos e digitais: Uma relação sociotécnica”

A palestra “Biblioteca Escolar – Além de inovar e empreender, implementar a agenda 2030” foi ministrada por Sindier Antônia Alves (CRB-6/1542), bibliotecária da UFMG e coordenadora da comissão de bibliotecas escolares do CRB-6. “É um evento importante para a classe, uma dentre tantas maneiras de valorizar o profissional. Alguns colegas tiveram oportunidade de apresentar belíssimos trabalhos que têm desenvolvido. Foi uma experiência muito gratificante dividir um pouco de minha vivência com os colegas do Espírito Santo e aprender com os colegas capixabas”, disse a bibliotecária.

Sindier Antônia ministrou a palestra “Biblioteca Escolar: Além de inovar e empreender, implementar a agenda 2030”

Sindier Antônia ministrou a palestra “Biblioteca Escolar: Além de inovar e empreender, implementar a agenda 2030”

Por e-mail, vários bibliotecários se manifestaram sobre o evento. A bibliotecária Andreia Nunes de Deus (CRB-6/ES 510) saudou o Conselho e destacou a programação. “Parabéns pela iniciativa. Muito proveitoso todo o evento”, escreveu. Elizete Terezinha Caser Rocha (CRB-6/ES 86), participante do evento com o Relato de Experiência “Biblioteca Pública”, comentou sobre a vivência: “Parabéns ao CRB-6 pela realização do evento de grande relevância, uma oportunidade de compartilhar nossas experiências e aprimorar nosso conhecimento.”

Álamo Chaves (CRB-6/2790), bibliotecário do Colégio Técnico da UFMG e vice-presidente do CRB-6, destaca a importância da organização de atividades como essa. “Pela quantidade de participantes que estiveram presentes durante todo o dia, fica evidente a relevância de eventos como esse. Bibliotecários, professores, estudantes e até profissionais de outras áreas acompanharam as atividades. O Espírito Santo possui uma Biblioteconomia forte, pautada por profissionais éticos e dinâmicos. O CRB-6, com o apoio dos nossos parceiros e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), empreendeu os maiores esforços para esta realização”, afirma. E adianta: “Ainda teremos uma solenidade na Câmara Municipal de Vitória para coroar as ações pelo Dia do Bibliotecário em terras capixabas.”

O vice-presidente Álamo Chaves representou o CRB-6 na solenidade.

O vice-presidente Álamo Chaves representou o CRB-6 na solenidade.

Também participaram da programação do evento Eliana Terra Barbosa (CRB-6/ES 657), bibliotecária da Prefeitura de Vila Velha, que realizou o Relato de Experiência “Biblioteca Escolar”; Cláudio Márcio de França (CRB-6/ES 697), bibliotecário da UFES, que ministrou a palestra “Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la embaixo da cama: As contribuições do bibliotecário para a internacionalização da produção científica” e Marcelo Martins (CRB-6/ES 443), bibliotecário da Faculdade Pitágoras, que realizou uma apresentação do Sindieducação.

Confira as fotos do evento.

Mais comemorações

No dia 15, a Câmara Municipal de Vila Velha (ES) realizou uma solenidade para homenagear os bibliotecários do município. No município de Serra (ES), a cerimônia também foi realizada na Câmara Municipal, no dia 16. Vale registrar ainda que, entre os dias 3 e 4  de abril, o CRB-6 participará como apoiador do X Fórum de Biblioteconomia UNIFOR-MG, em Formiga (MG).

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply