Presidente do CRB-6 foi ao Estado para conversar com os profissionais
A reativação do Conselho Regional de Biblioteconomia 12ª Região (CRB-12) está sendo debatida com bibliotecários capixabas. Em 4 de maio, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Mariza Martins (CRB-6/1637), foi a Vitória (ES) para tratar do assunto com o delegado do CRB-6 no Espírito Santo, Bruno Giordano Rosa (CRB-6/ES 699), além do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Raimundo Martins (CRB-11/039), e a diretora técnica do CFB, Dalgiza Andrade (CRB-6/1577). “Essa discussão é muito importante, pois é preciso conscientizar bibliotecários e alunos sobre a importância de o Espírito Santo ter seu próprio Conselho”, avalia Mariza.
O encontro listou os benefícios da retomada. “A reimplantação do CRB-12 aproximaria a instituição dos bibliotecários e órgãos públicos do Estado. Os conselheiros poderiam participar de eventos e reuniões com mais frequência, o que facilitaria a tomada de decisões e a realização de ações em favor da categoria”, explica Raimundo.
Um empecilho para levar adiante a iniciativa é o fato de atualmente existirem 519 bibliotecários ativos no Estado e cerca de metade deles estarem inadimplentes, uma vez que a retomada demandaria contratação de pessoal e despesas de infraestrutura.