CRB-6 envia ofício a todos os novos prefeitos de Minas e Espírito Santo

Documento trata da regulamentação da profissão de bibliotecário

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) encaminhou um ofício para todos os prefeitos de todos os municípios mineiros e capixabas sobre a legislação das atividades de organização e execução dos serviços de catalogação, indexação, classificação e referência cujo exercício é restrito ao profissional da área de Biblioteconomia, conforme as Leis Federais nº 4.084/62, nº 9.674/98 e nº 12.244/10, pelo Decreto-Lei nº 56.725/65 e pela Resolução CFB nº 033/01.

Documento trata da regulamentação da profissão de bibliotecário

Documento trata da regulamentação da profissão de bibliotecário

Segundo a presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), o documento reforça a importância das bibliotecas, e do bibliotecário, para a cidadania e desenvolvimento da sociedade. “O acesso à informação, nos novos tempos, significa o investimento adequado para diminuir as desigualdades sociais, favorecendo o incentivo à leitura, o ensino e a promoção da cultura”, completa.

O CRB-6 destaca que as bibliotecas públicas ou escolares devem ser administradas e dirigidas por bacharéis em Biblioteconomia, possuidores de diploma de nível superior registrado no MEC, inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) de sua região, e em dia com as anuidades estipuladas para a categoria. Confira aqui o ofício.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

7 Comments

  1. Sueli Aparecida Sant
    Posted 24 de janeiro de 2017 at 9:57 | Permalink

    PARABÉNS PELA INICIATIVA!!! Ela traz mais segurança ao profissional, incentivo ao exercício da profissão e a valoriza!!! Exemplo a ser seguido, e continuemos na luta!!!!

    • Sueli A Santos
      Posted 24 de janeiro de 2017 at 10:02 | Permalink

      Pertenço ao CRB8, mas não poderia deixar de cumprimentá-los pelo ótimo trabalho!!!

  2. Sueli Aparecida Sant
    Posted 24 de janeiro de 2017 at 9:58 | Permalink

    Pertenço ao CRB8, mas não poderia deixar de cumprimentá-los!!

  3. OSWALDO B. FONSECA
    Posted 24 de janeiro de 2017 at 12:23 | Permalink

    BELA INICIATIVA

  4. Raquel Santos
    Posted 24 de janeiro de 2017 at 12:40 | Permalink

    Parabéns, pela iniciativa! Espero que o esforço de toda a equipe venha gerar frutos para o fortalecimento dos bibliotecários nas prefeituras de MG e ES.

  5. Fernanda Samora Dias
    Posted 24 de janeiro de 2017 at 17:04 | Permalink

    Parabéns CRB, na cidade que atuo no interio do ES tem 3 EMEFs sem profissional bibliotecário, somente a pública municipal tem. Precisamos mudar isso.

  6. DEUSENIR SANDES
    Posted 6 de março de 2017 at 13:29 | Permalink

    Parabenizo ao Conselho por esta iniciativa, pois estamos realmente precisando vencer este desafio que está sendo a falta de contratação de bibliotecários nas instituições educacionais.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*