CRB-6 fiscaliza bibliotecas em Uberaba e Araxá

Autuações geram oportunidades de trabalho, segundo bibliotecários fiscais do Conselho

No final do mês de junho, os bibliotecários fiscais do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Lúcio Tannure (CRB-6/2266) e Orfila Mudado (CRB-6/756), visitaram os municípios de Araxá e Uberaba, em Minas Gerais, para fiscalizar bibliotecas públicas, escolares e de instituições privadas.

Em Araxá, cidade localizada no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, foi realizada uma reunião com a secretária de educação, Gessy Glória Lemos. “O encontro foi positivo. Mostramos a ela porque é obrigatório e tão necessário ter profissionais nas instituições públicas”, conta Orfila. Todas as escolas particulares do município também foram visitadas e duas delas, autuadas.

Dezesseis visitas fiscalizatórias foram realizadas no município de Uberaba. Dentre as bibliotecas públicas, escolares e universitárias visitadas, seis não contavam com bibliotecários. “A fiscalização na cidade foi muito proveitosa. Priorizamos as visitas a escolas públicas, pois são instituições em que normalmente encontramos muitas irregularidades. Isso acontece devido à morosidade dos órgãos públicos, que dependem da criação do cargo de bibliotecário e da abertura de concurso público”, explica Lúcio. Ele acredita que a atuação do CRB-6 contribui para acelerar as contratações: “Em longo prazo, estas visitas resultarão na abertura de mais oportunidades de trabalho para os bibliotecários. ”

No final de julho, os bibliotecários fiscais irão visitar a região metropolitana de Vitória e municípios do interior do Espírito Santo.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply