CRB-6 propõe criação do cargo de bibliotecário na carreira da educação em Minas

Objetivo é valorizar presença dos profissionais em bibliotecas escolares

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG), participa de um grupo de trabalho destinado a promover estudos relativos à função de professor de ensino e uso da biblioteca, conforme estabelecido na Resolução SEE 3014, de 28 de junho de 2016.

A bibliotecária Sindier Antônia Alves (CRB-6/1542), coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB-6, e a professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG) Marília Paiva (CRB-6/2262) integram o grupo como representantes do Conselho.biblioteca-escolar

Desde o início dos trabalhos o CRB-6 trabalha para que a designação priorize o profissional bibliotecário. Como atualmente a função pertence ao quadro do magistério, a vaga é destinada exclusivamente a professores – o CRB-6 reivindica, contudo, que o ocupante do cargo tenha as duas formações: professor e bibliotecário. O Conselho ainda propõe, provisoriamente, a utilização de função gratificada para coordenar as bibliotecas das escolas e, posteriormente, a criação do cargo de bibliotecário na carreira da educação no Estado, mediante encaminhamento de proposta para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Tais medidas reforçam a importância das bibliotecas escolares serem geridas por especialistas da área, capacitados e aptos para a atividade, inclusive para o fomento da leitura.

O CRB-6 continua trabalhando para a plena implementação da Lei 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas redes de ensino do país.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*