CRB-6 visita a Universo

No último dia 5, a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) visitou a Universidade Salgado Filho de Oliveira (Universo), em Belo Horizonte, acompanhada pelas conselheiras Edvânia Guedes (CRB-6/1686) e Fabiola Terenzi (CRB-6/2588). Elas foram recebidas pelo diretor geral da instituição, Uirá Ribeiro, por Zélia Cunegundes, coordenadora do núcleo de Ensino a Distância (EAD), e por Marta Maria Freitas de Oliveira (CRB-6/1238), coordenadora da biblioteca.

NOTA 2.1

Mariza Martins Coelho, presidente do CRB-6 ; Uirá Ribeiro, diretor geral da Universo e Zélia Cunegundes, coordenadora do núcleo de Ensino à Distância (EAD)

A visita teve o intuito de levantar informações sobre o curso de Biblioteconomia oferecido pela universidade na modalidade EAD. Elas aproveitaram a ocasião para apresentar a edição comemorativa da revista do CRB-6 – que destaca os 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário –e as ações realizadas em favor dos profissionais da área, além de informar que o Conselho se encontra à disposição para, por exemplo, ministrar palestras em seminários acadêmicos. Em fevereiro, o CRB-6 já havia feito uma visita à Universo.

NOTA 2.2

Fabiola Terenzi, conselheira do CRB-6; Zélia Cunegundes, coordenadora do núcleo de Ensino à Distância (EAD) da Universo; Mariza Martins Coelho, presidente do CRB-6 e Edvânia Aparecida de Souza Guedes, conselheira do CRB-6, com a revista CRB-6 Informa, que será distribuída esta semana

Bom desempenho

Zélia informou que o curso de Biblioteconomia é um dos que têm melhor desempenho na modalidade EAD. Segundo ela, no semestre passado eram 45 alunos. O número de matriculados já era o mesmo do primeiro semestre, até o dia da visita, quando o prazo para matrículas e rematrículas ainda permanecia aberto.  “Temos muitos alunos do interior e até de outros estados, como Espírito Santo e São Paulo. Além disso, pessoas de outras universidades e oriundos de outros cursos também têm se interessado pelo curso de EAD da Universo”, ilustrou.

As representantes do CRB-6 aproveitaram a oportunidade para, também, visitar a biblioteca da universidade. De acordo com Marta, a Universo conta hoje com um acervo de cerca de 36 mil títulos impressos e em versão multimídia.

NOTA 2.3

Ao final da reunião, a comitiva do CRB-6 aproveitou para visitar a biblioteca da Universo

Curso de Biblioteconomia EAD

O blog do CRB-6 recebe mensalmente diversos comentários com dúvidas sobre cursos EAD em Biblioteconomia. No caso da Universo, uma dúvida comum é se quem mora numa cidade que não possui um polo presencial da universidade pode realizar o curso. A possibilidade existe desde que o aluno possa se deslocar até uma cidade polo para assistir aos três encontros obrigatórios no semestre para realização das provas. Atualmente, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Pompéu e Três Maria já possuem polos presenciais, em Minas Gerais. O tempo mínimo para realização do curso é de quatro anos. Mais informações podem ser consultadas no site da instituição. O telefone para contato é: (31)2138-9070. Quem já tem graduação em outro curso concluído pode requerer obtenção de novo título através do e-mail: auxiliar@bh.universo.edu.br.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

4 Comentários

  1. Fernanda
    Posted 1 de agosto de 2017 at 11:47 | Permalink

    Cuidado!
    esse curso não parece ser confiável. Eu já conversei com várias bibliotecárias e nenhuma quer aceitar estagiárias dessa Universo porque o curso deles ainda não é reconhecido pelo MEC

    Outro ponto negativo: o telefone deles 21389070 nunca atende

    Eu já liguei varias vezes para pedir informação eles nunca atendem. Pelo visto este curso é só de fachada. O mercado não aceita.

    Também sou formada em História e Pedagogia e eles não querem dar dispensa de matérias já cursadas – é um absurdo, uma falta de respeito! Eles alegam que já passaram mais de 10 anos! Por isso vão perder mais uma aluna!

    • Mário Diógenes
      Posted 3 de agosto de 2017 at 17:04 | Permalink

      Prezada Sra. Fernanda, boa tarde!

      Recebemos o comentário abaixo em uma das notícias publicadas em nosso blog institucional (blog.crb6.org.br), referente a visita realizada pelo CRB-6 na UNIVERSO, campi Belo Horizonte.

      De ordem da presidência, informo que a responsabilidade pela gestão e promoção do curso de Bacharelado em Biblioteconomia, na modalidade EAD, é de inteira responsabilidade da instituição supracitada e do Ministério da Educação que credencia o curso para funcionamento. O CRB-6 apenas acompanha o desenvolvimento do mesmo e busca orientar os futuros bibliotecários para o exercício da profissão e do papel que os Conselhos Regionais de Biblioteconomia exercem na sociedade.

      Sobre as críticas apresentadas em seu texto, encaminharemos as mesmas para conhecimento da coordenação da UNIVERSO, em Belo Horizonte, para que a sua demanda seja ouvida e apreciada pelos responsáveis.

      Sendo essas as informações para o momento, nos colocamos à disposição para esclarecimentos.

      Atenciosamente,

      Mário Diógenes Garrido Eva
      Assistente de Diretoria|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
      Telfax.: (31) 3222-4087| 3224-8355 | 3213-5644
      ACESSE O NOSSO SITE: http://www.crb6.org.br ou http://blog.crb6.org.br/

      • Fernanda
        Posted 4 de agosto de 2017 at 11:15 | Permalink

        Quero esclarecer que sou a favor deste curso na modalidade EAD, porque tem gente no interior querendo fazer biblioteconomia e não tem chance de mudar para BH. O curso EAD da Universo é muito bem vindo e eu estou torcendo para que seja reconhecido pelo MEC o quanto antes. Para ajudar quem quer entrar na profissão.Quanto a contratação de estagiárias é verdade sim: eu já conversei com bibliotecárias e todas tem resistência. Isso só vai mudar a partir do momento que o curso de biblioteconimia Universo for reconhecido pelo MEC ou seja formar turmas. Boa sorte!

  2. Cássio José de Paula
    Posted 3 de outubro de 2017 at 10:16 | Permalink

    Prezada Fernanda e leitores do Blog CRB 6, gostaríamos de esclarecer alguns pontos elencados no comentário postado em 01 de agosto de 2017:

    Postagem: Cuidado! esse curso não parece ser confiável. Eu já conversei com várias bibliotecárias e nenhuma quer aceitar estagiárias dessa Universo porque o curso deles ainda não é reconhecido pelo MEC.
    Esclarecimento: Primeiramente nossos alunos do 7º e 8º períodos estão realizando seus estágios regularmente, amparados por contratos firmados entre as empresas e a Fundação Salgado de Oliveira, apresentando um excelente desempenho que podem ser comprovados nas avaliações realizadas pelos pares envolvidos no processo, aluno, empresa e Universo. Quanto ao reconhecimento do curso, gostaria de ressaltar que o curso será reconhecido somente com o ato contínuo da integralização da primeira turma, ou seja, após o segundo semestre de 2017. A instituição aguarda o agendamento da visita de avaliação a ser definida pelo MEC (a Universo não tem como intervir neste protocolo), porém, o curso está resguardado pela Portaria 40 do MEC que garante o gap entre o reconhecimento do curso e a emissão do diploma (veja texto a seguir):
    “É possível o registro de diplomas de cursos os quais possuam processos de renovação de reconhecimento em trâmite no Ministério da Educação?
    Os cursos em questão são amparados pelos dispositivos da Portaria MEC nº 2.413/2006, a qual prorroga o reconhecimento dos cursos até o resultado do processo de renovação de reconhecimento decorrente do ciclo avaliativo, instituído pela Portaria Normativa nº 40/2007.”
    Fonte: http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/port40.pdf

    Postagem: Outro ponto negativo: o telefone deles 21389070 nunca atende
    Eu já liguei varias vezes para pedir informação eles nunca atendem. Pelo visto este curso é só de fachada. O mercado não aceita.
    Esclarecimento: O curso de Biblioteconomia EAD possui vários polos, sendo o de Belo Horizonte localizado na Rua Parú, 784 – Nova Floresta. A secretaria do EAD disponibiliza atendimento presencial de 08 às 21 hs de segunda a sexta-feira e aos sábados de 08 às 13 horas e o atendimento telefônico pode ser solicitado pelo número (31) 2138-9057.

    Postagem: Também sou formada em História e Pedagogia e eles não querem dar dispensa de matérias já cursadas – é um absurdo, uma falta de respeito! Eles alegam que já passaram mais de 10 anos! Por isso vão perder mais uma aluna!
    Esclarecimento: No Manual Informativo do Aluno (MIA) disponibilizado pela Universo, está a seguinte redação “1. Após o período destinado em calendário, o aluno poderá dar entrada no pedido de isenção; porém, este só será deferido para o semestre seguinte. É importante destacar que somente serão consideradas para aproveitamento de estudos as disciplinas cursadas no prazo máximo de dez anos, ou relacionadas ao campo de atividades em que atue o graduado, mediante comprovação”.

    Em resumo, o Departamento de EAD da UNIVERSO possui dez anos de atuação na Educação Superior, e foi Recredenciado pelo Ministério da Educação com o Conceito 4 (Muito Bom) – conforme Parecer CNE/CES 223/2017, sendo todos os cursos de Graduação reconhecidos com o Conceito de Curso 4 (Muito Bom), entre eles cursos como Serviço Social, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia, Ciências Biológicas e História, por exemplo. A UNIVERSO possui autonomia universitária para a abertura de cursos de Graduação e a IES possui autonomia pedagógica, seguindo as DCNs do curso em sua proposta acadêmica.

    Para informações específicas sobre o curso de Biblioteconomia da UNIVERSO recomendo o contato pelo site online.universo.edu.br , pelo email gestor.biblioteconomia@ead.universo.edu.br ou pelo telefone (21) 21384897, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h.

    Cordialmente,

    Prof. Me. Cássio José de Paula
    Tutor do curso de Biblioteconomia EAD da Universo
    CRB 6/1463

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*