Cultura para todos

CRB-6 participa do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais

Nos dias 20 e 21 de junho foi apresentado o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Minas Gerais (PELLLB-MG) em evento no auditório da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. Promovido pelas Secretarias de Estado de Cultura (SEC) e Educação (SEE), a cerimônia contou com a presença do professor José Castilho, que foi presidente do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e com uma oficina inaugural ministrada por Rosália Guedes. O Plano Estadual deverá nortear políticas públicas que garantam o acesso de todos os mineiros à leitura e ao livro.

As bibliotecárias Marina Nogueira, Dalgiza Andrade, Denise Ramos, Marília Paiva e Silvânia Alves participam do evento (Foto: Divulgação)

As bibliotecárias Marina Nogueira, Dalgiza Andrade, Denise Ramos, Marília Paiva e Silvânia Alves participam do evento (Foto: Divulgação)

Nos próximos meses, educadores, profissionais bibliotecários, usuários de bibliotecas, representantes da cadeia produtiva de livros, lideranças políticas e comunitárias vão atuar, conjuntamente, na elaboração do PELLLB-MG. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), representado pela sua vice-presidente, Denise Ramos (CRB-6/1000), foi eleito em assembleia para compor o grupo de trabalho que vai discutir e elaborar as políticas públicas sobre a temática.

Foram definidos quatro eixos temáticos na organização do Plano, baseados em indicativos da Unesco: a democratização do acesso ao livro; a formação de mediadores para o incentivo à leitura; a valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico e o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*