Curador do Prêmio Jabuti desrespeita bibliotecários

Discurso foi proferido na cerimônia de abertura de entrega da premiação

Durante a cerimônia de entrega do 59º Prêmio Jabuti, no dia 30 de novembro, o curador Luiz Armando Bagolin se referiu de forma desabonadora aos profissionais da área de Biblioteconomia e mostrou desconhecimento e desprezo pela atividade. Ao se referir às bibliotecas, ele disse que “a maioria delas são infelizmente apenas depósitos de livros guardados sob a suspeição antipática de bibliotecários e arquivistas mal-humorados”. Confira o discurso na íntegra aqui.

(Imagem: Divulgação)

O Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região (CRB-8), em nome dos 14 conselhos de biblioteconomia brasileiros, enviou uma carta de repúdio à direção do Prêmio Jabuti “pela fala ofensiva e preconceituosa para com os profissionais da informação cuja função maior é a de preservar e divulgar a cultura no país.”

A carta destaca que essa não é a postura esperada de um professor universitário, curador de um prêmio tão importante para o país e que, inclusive, já passou pela direção da Biblioteca Mário de Andrade. “Tratar com tal desdém os profissionais que trabalham para organizar, conservar e difundir os acervos bibliográficos e documentais do país durante a entrega de um dos prêmios mais importantes para a literatura brasileira, apenas expõe o olhar deturpado do orador, que ainda prende-se a uma imagem caricata do Bibliotecário.”

Posicionamento da organização

A Câmara Brasileira do Livro respondeu ao ofício enviado pelo CRB-8, manifestando compreensão com relação ao posicionamento apresentado. Sobre as declarações do curador, esclareceram que se trata de uma opinião pessoal, realizada dentro do direito de manifestação pública. “Frisamos que tal posicionamento não reflete o pensamento de nossa organização, que reconhece e valoriza o trabalho dos bibliotecários e arquivistas e atua de forma permanente a defesa das bibliotecas.”

Clique aqui para ler a resposta na íntegra.

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*