Dando asas à imaginação pela leitura em Três Marias

Despertar o prazer pela leitura logo nos primeiro anos da educação infantil. Com esse olhar, a Biblioteca Pública Municipal Lina Clifford, de Três Marias (MG), vem desenvolvendo projetos que visam promover a intimidade e o gosto por livros, já no Ensino Fundamental.

Fundada há quase 20 anos, o espaço oferece cerca de 10 mil obras para os habitantes da cidade. Porém, hoje, a vontade da equipe em iniciar os estudantes das escolas do entorno na prática da leitura, ganhou força e foco na instituição. Eleuza Maria Rodrigues (CRB-6/2988), bibliotecária responsável pelo local, conta que o espaço, em parceria com o Departamento de Cultura, realiza o projeto Asas de Papel. Por um mês, uma turma de alunos de alguma escola da rede municipal é selecionada pela biblioteca para participar de atividades diversas, como: contação de histórias, encenações teatrais, ilustrações literárias e entre muitas outras.

NOTA 1.1 (Small)Crianças participam de atividade na biblioteca (Foto: divulgação)

Além disso, o espaço recebe, durante todo o ano, os estudantes da Escola Municipal Antônio Fonseca Leal. Em uma ação desenvolvida em parceria com os professores da instituição, os alunos criam um cadastro diferenciado na biblioteca. Com isso, durante o período letivo, eles são acompanhados em suas leituras pelos educadores do colégio.

Eleuza enfatiza que todas essas iniciativas são efetivas. “Vários alunos da escola, ao conhecerem uma nova obra, as indicam aos seus colegas. Além disso, durante os encontros do projeto Asas de Papel, é visível a animação e entusiasmo dos alunos.”

NOTA 1.2 (Small)Apresentação teatral de crianças na biblioteca (Foto: divulgação)

Informatização do acervo

Neste ano, a biblioteca municipal de Três Marias está em processo de informatização. Com o sistema BibLivre, a maioria dos livros já foram cadastrados no software. A conclusão está prevista para 2016.

Serviço

Rua Matozinhos, 6 – Centro – Três Marias (MG)
Horário de funcionamento: das 7h às 18h
Telefone (38) 3754-5346

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply