Daniel Galera vence Prêmio São Paulo de Literatura com o romance “Barba ensopada de sangue”

Daniel Galera (Foto: Renato Parada. Capa: Alceu Nunes)

Daniel Galera (Foto: Renato Parada. Capa: Alceu Nunes)

Anunciado nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Prêmio São Paulo de Literatura teve Daniel Galera como grande vencedor. Seu romance Barba ensopada de sangue foi escolhido pelo júri como Melhor Livro do Ano de 2012. O autor, que não pode comparecer à cerimônia Museu da Língua Portuguesa, receberá R$ 200 mil da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O destaque na obra de Galera, segundo os jurados, é a construção do personagem principal, um professor de educação física que tenta desvendar o que está por trás da morte misteriosa do avô, em um vilarejo de pescadores. “Fica, deste grande romance, a impressão de que não lembraremos do rosto do personagem, mas do traçado que ele deixa nas águas da literatura contemporânea”, observou o júri.

Antes de seu lançamento, em novembro de 2012, Barba ensopada de sangue teve o primeiro capítulo selecionado pela revista Granta em volume inédito dedicado ao Brasil – “Melhores Jovens Escritores Brasileiros”. O romance também recebeu boa acolhida crítica de escritores como o português Gonçalo M. Tavares e o argentino Ricardo Piglia. “Li com muito prazer, capturado pelas tramas abertas e trágicas. Me agradou especialmente o tom musical da prosa e o modo como os diálogos — precisos e rápidos — servem de contraponto à ação. Para felicidade do leitor, a imagem aterrorizante do título é apenas moldura para um romance lírico e sentimental”, escreveu Piglia.

Ao longo desse último ano, os direitos de publicação do livro foram vendidos para mais de dez países, entre eles Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.

Fonte: Companhia das Letras

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*