Desenvolvimento de coleções

Por Givanilda Maria

No intuito de orientar o crescimento do acervo, o Desenvolvimento de Coleções surge como um processo pelo qual toda biblioteca passa para a sua atualização, de maneira equilibrada, estabelecendo quais são as prioridades de aquisições, de materiais para descarte ou desbaste.

Vale lembrar que cada instituição tem suas políticas para desenvolvimento de coleções e seu devido seguimento como biblioteca. Por exemplo, uma biblioteca universitária, precisa ter o acervo em acordo com os cursos que ela oferece, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação. Uma biblioteca escolar, precisa ser formada com base na grade curricular, e com ajuda do corpo pedagógico. Esse conjunto de orientações servem para que o Bibliotecário, faça um diagnóstico do seu acervo, antes de começar comprar ou descartar algum material.

Com esses dados é possível saber o estado físico, se algum título tem exemplares demais, quais não estão sendo utilizados, quais áreas que possuem menos títulos, e os materiais que podem ser desbastados.

Nesse processo também não podemos esquecer das doações. Sempre devemos deixar o doador ciente, de que esses livros serão utilizados conforme a relevância do seu conteúdo, e que a sua seleção é de competência do bibliotecário. O desbaste também é um processo importante. Com esse procedimento abrimos espaço no acervo sem nos desfazermos dos materiais. Vamos lembrar o que é desbaste? Desbastamento – Consiste na retirada de documentos pouco utilizados pelos usuários, de uma coleção de uso frequente para outros locais Levando em conta todas essas diretrizes, vemos como é importante o desenvolvimento de coleções, e que implica diretamente na qualidade dos materiais que a sua biblioteca oferece para os usuários. Não esquecendo que trabalhamos sempre para melhor atender as necessidades do usuário.

Fonte: Vértice Books

This entry was posted in Artigos, matérias e entrevistas. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*